A chuva que atinge as cidades capixabas provocou desabamento de uma casa em Cariacica, deslizamentos de terra em várias cidades e o transbordamento de rios. Também houve queda de árvore e inundação. Pelo menos sete pessoas estão desalojadas, ou seja, foram levadas para casas de familiares ou amigos.
Segundo a Defesa Civil Estadual, no bairro Jardim Campo Grande, uma residência desabou e atingiu um outro imóvel. Três pessoas foram encaminhadas para o hospital. O local foi isolado para avaliação da Defesa Civil Municipal. Por conta do desabamento, cinco pessoas estão desalojadas.
Ainda no município de Cariacica, no bairro Rio Marinho, houve registro de um deslizamento de terra, mas sem vítimas. Na região de Porto de Santana, parte do asfalto cedeu.
No município de Muniz Freire, houve alagamentos em algumas localidades na zona rural, próximo à rodovia ES-181 e nas proximidades do córrego Vargem Grande.
Na cidade de Irupi, próximo à região de Iúna, o rio Pardinho transbordou por causa das fortes chuvas, mas já retornou ao nível normal. Algumas ruas do Centro da cidade também ficaram inundadas.
Em Ibitirama, o nível do rio Santa Maria subiu e parte de uma rua ficou inundada. Houve ainda deslizamento de terra próximo ao trevo de Divino de São Lourenço.
Devido às fortes chuvas e cheia do rio Castelo parte da ES-379, que liga a cidade ao município de Muniz Freire ficou inundada. A via está interditada e ainda não há previsão de liberação das pistas.
As rodovias BR-262 e BR-482 ainda podem ser utilizadas e são uma alternativa para aqueles que precisam se locomover entre as duas cidades.
No município de Mimoso do Sul, nesta sexta-feira (19), houve registro de deslizamento de terra próximo a uma residência. Duas pessoas ficaram desalojadas.
De acordo com a Defesa Civil, houve ainda queda de árvore em Alto São Sebastião e parte do bairro ficou sem energia elétrica. A equipe da EDP foi ao local e a situação já foi normalizada.
Ainda segundo o último boletim divulgado pela Defesa Civil, na tarde deste sábado, cinco municípios capixabas registraram mais de 100 mm de chuva em 24 horas.
O município de Irupi foi o que registrou o maior acumulado de chuva. O nível de precipitação, nesse período, chegou a 172,6 milímetros na cidade.
Em seguida aparece Mimoso do Sul com 127,6 mm; Iúna com 125,6 mm; Ibatiba, 112,6 mm e, por fim, Ibitirama com 102,8 mm.