Casas ficam submersas após enchente na Bahia; ao menos 6 cidades registram prejuízos

Casas ficam submersas após enchente na Bahia; ao menos 6 cidades registram prejuízos

Casas da cidade de Jucuruçu, no sul da Bahia, ficaram submersas nesta quarta-feira (8), após enchente provocada pela forte chuva que atinge a região.

Na cidade, os rios Gado Bravo e Jucuruçu transbordaram e causaram sérios transtornos, deixando famílias desabrigadas.

A chuva forte começou por volta das 17h de terça-feira e menos de uma hora depois, as ruas da cidade já estavam totalmente tomadas pela água. Segundo a prefeitura, alguns bairros ficaram isolados.

Casas ficaram submersas após chuva em Jucurçu, na Bahia — Foto: Reprodução / TV Bahia

Casas ficaram submersas após chuva em Jucurçu, na Bahia — Foto: Reprodução / TV Bahia

Não há informações sobre feridos, no entanto, o a gestão municipal estima que mais de mil pessoas foram afetadas pela enchente e precisaram sair de suas casas, por causa dos riscos de desabamento.

Por causa da chuva forte, ao menos seis cidades do sul da Bahia registraram prejuízos. Além de Jucuruçu, moradores de cidades como Itamaraju e Teixeira de Freitas enfrentam alagamentos nas ruas e casas onde moram.

O governador da Bahia, Rui Costa, determinou o envio de equipes do 18º Grupamento do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, localizado em Teixeira de Freitas, e da Superintendência de Defesa Civil do Estado (SUDEC), aos municípios atingidos pelos temporais.

De acordo com o governo, o objetivo é auxiliar no resgate às vítimas e fazer uma avaliação dos estragos provocados pelas chuvas que caíram na região. Duas aeronaves do Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer) também foram acionadas.

Em agenda em Rio do Pires e Caturama, nesta quarta-feira, o governador garantiu que o estado prestará a assistência necessária às cidades.

“Assim que soube das tragédias provocadas pelos temporais, determinei que os órgãos do estado façam os levantamentos necessários e deem todo o apoio possível aos municípios atingidos. Me solidarizo com familiares e amigos das vítimas”, declarou.l

Veja como ficou as situações dos outros municípios após a chuva:

Itamaraju

Três pessoas morrem soterradas em Itamaraju; casas desabam em Teixeira de Freitas

Três pessoas morrem soterradas em Itamaraju; casas desabam em Teixeira de Freitas

Três pessoas da mesma família morreram soterradas e ao menos seis casas desabaram após uma barranco deslizar durante a forte chuva que atingiu a cidade de Itamaraju nesta quarta-feira (8). As vítimas estavam dentro de um dos imóveis.

O barranco, que deslizou por volta das 3h, está localizado na Avenida Espírito Santo. O local é de difícil acesso.

Teixeira de Freitas

Municípios de Teixeira de Freitas e Porto Seguro têm prejuízos após temporal de chuvas

Municípios de Teixeira de Freitas e Porto Seguro têm prejuízos após temporal de chuvas

Em Teixeira de Freitas, a chuva também começou por volta das 17h da terça e se estendeu até o início da madrugada desta quarta.

Casas e estabelecimentos comerciais foram inundados e ruas ficaram totalmente alagadas. Não há registro de feridos.

A prefeitura registrou desabamento de casas no bairro Caminho do Mar e de um muro no bairro Colina Verde. Segundo a Defesa Civil, a chuva foi de 141 mm.

Porto Seguro

Teto de sorveteria desaba após temporal de chuvas e ventania em Arraial D'Ajuda

Teto de sorveteria desaba após temporal de chuvas e ventania em Arraial D’Ajuda

Em Arraial D’Ajuda, distrito de Porto Seguro, o teto de uma sorveteria desabou na noite de terça. Segundo pessoas que estavam no local, dois turistas teriam saído da sorveteria minutos antes do teto cair. Ninguém ficou ferido.

Ainda será feita uma perícia para identificar o motivo do desabamento, mas a cidade registra fortes ventos e tem alerta de chuva intensa para esta quarta-feira.

Eunápolis

Já em Eunápolis, por voltas das 17h de terça, quando chovia e ventava muito, a vidraça de um supermercado caiu de uma altura de aproximadamente três metros.

Os estilhaços atingiram um idoso que passava as compras no caixa. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e ele foi atendido. Não há informações sobre o estado de saúde da vítima.

Este é o segundo acidente que aconteceu no mesmo estabelecimento, inaugurado há apenas três meses. No dia 27 de novembro, a fachada ficou destruída após um temporal. Na ocasião, diversos carros foram atingidos pela estrutura.

Prado

Em Prado, a estrada litorânea que dá acesso a Vila de Cumuruxatiba, onde moram cerca de 5 mil pessoas, precisou ser interditada . No local, muitas ruas e casas ficaram alagadas.