Rio transborda, estradas são interditadas e famílias ficam desalojadas no Sul do ES

Rio transborda, estradas são interditadas e famílias ficam desalojadas no Sul do ES

A chuva que atinge o Espírito Santo desde a última sexta-feira (07) tem deixado prejuízos em diversas cidades capixabas. Na região Sul, o rio que corta Castelo transbordou, na manhã deste domingo (09), e inundou ruas de vários bairros da cidade.

O rio subiu, de acordo com a prefeitura, mais de três metros do nível normal. Até o momento, segundo a Defesa Civil do município, 283 pessoas estão desalojadas.

Dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Camadan), que compõem o boletim da Defesa Civil do Estado divulgado no final da manhã deste domingo, indicam que choveu em Castelo cerca de 80.87 milímetros em 24 horas. 

O prefeito João Paulo Nali destacou que está tomando as providências cabíveis para auxiliar a população. Cerca de 86 servidores, máquinas e equipamentos estão nas áreas de risco para dar suporte aos moradores afetados.

“Nossa prioridade é proteger a integridade física das pessoas e remover os acamados de suas residências. Além disso, estamos desde cedo auxiliando as comunidades no transporte de móveis e equipamentos para evitar ainda mais prejuízos. Caso seja necessário estamos disponibilizando abrigos nas Escolas: Centro Unificado e Madalena Pisa e nas Igrejas dos Bairros Esplanada e Aracuí. A atenção de todos deve ser redobrada neste momento”, frisou. 

A orientação é para que, em casos de emergência, os moradores do município liguem para o 193 ou para a Defesa Civil Municipal pelo telefone 3542-1770.