O indivíduo Teodoro José Passos dos Santos, 46 anos, foi morto a facadas pelos próprios filhos, depois de ir até a residência de sua ex-mulher, onde discutiu com os filhos e acusou a mulher de tê-lo traído. Teodoro descumpriu medida protetiva e foi até o local. Ele usava tornozeleira, mas não estava com o equipamento.
O crime aconteceu na sexta-feira, 14, em Brasília/DF e os irmãos, de 20 e 23 anos, alegam que agiram em legítima defesa da mãe, depois que ela foi agredida pela vítima. O casal estava separado há meses e Teodoro estava proibido de se aproximar da mulher, que não teve o nome divulgado pela polícia, e dos filhos.
Os vizinhos do casal disseram à polícia que Teodoro era um homem muito violento, que agredia a família com frequência, chegando a ser preso duas vezes por esse motivo. Ele tinha a chave da casa e ao invadir a residência, discutiu com os filhos que o pediram para ir embora, e acusou a ex-mulher de traição.
A discussão ficou acirrada e Teodoro disse que quebraria toda casa, ocasião em que um dos filhos lhe aplicou um golpe com uma máquina de choque, enquanto o outro desferiu duas facadas. Quando a polícia chegou, encontros os filhos sentados na calçada, um deles com a faca na mão, e o pai morto dentro da casa.