Vereador é preso suspeito de agredir e ameaçar a mulher no ES

Vereador é preso suspeito de agredir e ameaçar a mulher no ES

Um vereador de Viana, na Grande Vitória, foi preso, na noite desta segunda-feira (17), suspeito de ameaçar e agredir a mulher.

De acordo com o relato da mulher no boletim de ocorrência, o vereador Edilson José (Podemos), de 56 anos, chegou em casa embriagado e começou a discutir com ela.

Depois de xingá-la, ele ameaçou a vítima com uma faca de pão e tentou golpeá-la com um garfo, ainda segundo o relato no boletim. A mulher reagiu e deu uma vassourada em Edilson.

Os dois buscaram atendimento em um pronto atendimento e os funcionários da unidade acionaram a PM.

Com a chegada da Polícia Militar, a vítima contou que foi agredida pelo marido e os dois foram levados para a Delegacia do Plantão Especializado da Mulher (PEM), em Vitória.

O garfo e a faca foram apreendidos. Edilson foi autuado pelos crimes de ameaça e lesão corporal e encaminhado ao presídio.

Segundo a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), o vereador foi encaminhado ao Centro de Triagem de Viana. Ainda de acordo com a Sejus, o político ficou preso por um dia em 2013, por posse irregular de arma.

No final da manhã desta terça (18), uma audiência de custódia determinou a soltura do vereador. Além da soltura, foi determinado o cumprimento de cinco medidas cautelares:

  • Proibição de sair da comarca em que reside sem prévia autorização do juiz natural da causa
  • Comparecimento a todos os atos do processo, devendo manter endereço atualizado
  • Proibição de frequentar bares, boates, prostíbulos e assemelhados
  • Recolhimento domiciliar de 20h às 6h
  • Comparecer em até cinco dias úteis ao juízo com cópia de comprovante de residência, RG, CPF, CTPS e título de eleitor

Em nota, a Câmara de Viana informou que é “contrária a qualquer tipo de violência, seja física, verbal ou psicológica, a qualquer pessoa, e que estranha os fatos noticiados, visto que o vereador sempre apresentou um comportamento muito calmo e cortês com todos os colegas e servidores da casa, sendo sempre um cidadão de bem”.

“Reforça, ainda, que confia no trabalho dos órgãos competentes para apurar quaisquer situações que precisem de esclarecimentos, à luz da lei e respeitados os princípios da ampla defesa, do contraditório e do devido processo legal”, diz parte da nota da Câmara.

Até a última atualização deste texto, a reportagem não havia obtido contato com o vereador ou a defesa dele.