Sensação de calor pode chegar a 46º em Cachoeiro do Itapemirim

Sensação de calor pode chegar a 46º em Cachoeiro do Itapemirim

Apesar do Instituto Nacional de Metereologia (Inmet) ter previsto chuvas fortes para 42 municípios capixabas das regiões Sul, Serrana, Caparaó e Grande Vitória a partir desta segunda feira (17), o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) diz que as chuvas estão previstas, mas são as típicas de verão.

“Até o momento, para a região sul do Estado, são pancadas de chuvas que ocorrem no final da tarde e devem ocorrer entre segunda (17) e quinta-feira (20), afirma Ivaniel Foro Maia, metereologista do Incaper.

Segundo ele, a princípio o tempo quente e abafado irá predominar no Estado. “E como Cachoeiro é umas das cidades mais quentes do Espírito Santo, o calor ganhará força nos próximos dias. Com temperaturas máximas chegando aos 37°C nesta terça-feira”, informa.

Mas o metereologista faz um alerta: Cachoeiro ficará com o Índice de Calor (comumente chamada de sensação térmica) de 46°C.

“O índice de calor é a temperatura aparente que sentimos. É geralmente chamada de sensação térmica, mas o correto é índice de calor. Sensação térmica é utilizado somente para o tempo frio”, esclarece Ivaniel Foro Maia.