Com Rio Doce acima da cota de inundação, Linhares registra maior volume de chuva no ES

Com Rio Doce acima da cota de inundação, Linhares registra maior volume de chuva no ES

A situação do Rio Doce continua preocupante em Linhares. De acordo com o Serviço Geológico do Brasil, por volta das 5 horas desta quarta-feira (16), o nível era de 4 metros, ou seja, 55 centímetros acima da cota de inundação, de 3,45 metros.

Apesar da tendência de diminuição nas próximas horas, segundo o sistema de monitoramento, Linhares foi a cidade onde mais choveu em 24 horas no Espírito Santo, no período até às 6 horas desta quarta. Foram registrados 128,20 milímetros na cidade.

Além de Linhares, altos acumulados de chuva também foram registrados em Rio Bananal (115 mm), Aracruz (103,18 mm), São Mateus (99,20), Cariacica (92,37 mm) e Mucurici (86,60 mm).

As chuvas que atingiram o Espírito Santo nos últimos dias deixaram em alerta pelo menos 18 cidades capixabas, para o risco de enchentes e de deslizamentos de terra. O alerta foi emitido pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).

De acordo com o mais recente boletim da Defesa Civil estadual, divulgado na manhã desta quarta-feira (16), cinco municípios do Espírito Santo receberam um alerta de nível alto para a ocorrência de enchentes. São eles: Linhares, Colatina, Baixo Guandu, Bom Jesus do Norte e Rio Bananal.

Os três primeiros sofrem com a ameaça de cheia do Rio Doce, cujo nível extrapolou a cota de inundação nos últimos dias. No entanto, o nível do rio baixou e está acima da cota de inundação apenas em Linhares.

Com risco moderado para a ocorrência de deslizamentos de terra estão as cidades de: Apiacá, Guaçuí, Ibatiba, Ibitirama, João Neiva, Santa Maria de Jetibá, São Mateus, Cariacica, Aracruz, Alegre, Jerônimo Monteiro, Rio Bananal e Montanha.

Ao todo, pelo menos 61 pessoas estão fora de casa, no Espírito Santo, por causa da chuva. Desse total, 34 estão desabrigadas — vivendo em abrigos das prefeituras — e outras 27 desalojadas — na casa de familiares ou amigos.

Previsão do tempo

De acordo com o Incaper, nesta quarta-feira o tempo segue instável no Espírito Santo. O sol aparece entre nuvens e a combinação entre calor e umidade favorece a ocorrência de pancadas de chuva com trovoadas, a partir da tarde, em todo o Estado. 

Na quinta-feira (17), o tempo segue instável em todo o Espírito Santo. O sol aparece entre nuvens e chove, de forma esparsa, em todo o Estado. As temperaturas decaem em todas as regiões.

Já para a sexta-feira (18), o tempo continua instável em todo o Espírito Santo. O sol aparece entre nuvens e chove de forma esparsa em todo o Estado e o vento sopra com moderada intensidade no litoral sul e na Grande Vitória.