Vereadores e prefeito conversam sobre os agentes de saúde e ações em favor dos servidores de Guarapari

Vereadores e prefeito conversam sobre os agentes de saúde e ações em favor dos servidores de Guarapari

Os vereadores da Câmara Municipal de Guarapari, buscando defender os interesses dos servidores públicos e magistério da cidade, realizaram na tarde desta última segunda-feira (14/02) uma reunião com o Prefeito. Durante o encontro foram tratados temas como a extensão de 10,16% e a complementação no salário dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate a Endemias (ACE).

Na reunião, que contou com a base aliada à administração pública municipal, foram conversadas novas ações para os servidores e magistério. Os servidores em geral já foram contemplados pelo projeto de lei aprovado por 13 a 3 pelos vereadores da Casa, que autorizaram a revisão salarial destes profissionais em 10,16%, com efeitos retroativos para o dia 1 de fevereiro.

Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate a Endemias (ACE)

O Poder Executivo Municipal, que aguardava a portaria do Ministério da Saúde referente ao piso salarial dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e dos Agentes de Combate a Endemias (ACE), entrou em acordo com os vereadores, que autoriza a Prefeitura a realizar a expansão de 10,16% e a complementar o piso assim que a portaria for publicada.

A expectativa é que a portaria defina o piso salarial de forma que atinja os R$1.750. Com a complementação sendo feita assim que o Ministério da Saúde publicar o novo índice destes profissionais, atendendo o valor do piso.

Professores

Em outro ponto da reunião os parlamentares também trataram a situação dos profissionais do magistério municipal. Considerados de suma importância, a classe dos professores também será contemplada com novos percentuais salariais, de forma que tenham suas reivindicações atendidas com base na lei do piso nacional.

Profissionais abaixo do salário mínimo

Por fim, os vereadores também entraram nas reivindicações dos servidores municipais que tem o salário abaixo do salário mínimo e receberam a resposta de que a Administração Municipal, sendo a única que pode propor alterações salariais para estes profissionais, irá analisar a situação.