Capixaba preso na Tailândia transportando cocaína pode ser condenado a morte

Capixaba preso na Tailândia transportando cocaína pode ser condenado a morte

Um capixaba de 33 anos foi preso durante uma ação coordenada pela Polícia Federal do Espírito Santo na tarde de quinta-feira (10), em Bangkok, na Tailândia, por transportar cerca de sete quilos de cocaína diluídos em produtos de beleza. 

As investigações tiveram início no âmbito da Polícia Federal no Espírito Santo no dia 3 de março, quando os policiais, a partir de informações locais, tentavam identificar um homem que estaria conectado a traficantes internacionais.

Alguns dias depois, segundo a Polícia Federal,  foi possível confirmar a identidade do homem, mas ele havia viajado para o Peru. Diante disso, foi feito contato com a Adidância da PF em Lima. 

Diante disso, foram compartilhadas as informações com o Departamento de Operações Especiais L800 da Direção Antidrogas do Peru na expectativa de que estes localizassem e continuassem as ações necessárias para determinar o que o investigado estaria fazendo em território peruano.

Os policiais peruanos conseguiram localizar o hotel em que ele estava hospedado, mas também foram surpreendidos com a informação de que ele já havia deixado o país com destino a Bangkok, em um voo com rápida escala em Paris, na França. 

Novos contatos então foram realizados com a Polícia Real Tailandesa, que conseguiu abordar o capixaba, ainda no aeroporto, quando desembarcava no país. Foram então realizadas as verificações de praxe e constatou-se a presença de cocaína em produtos de beleza dentro da bagagem do homem. 

Com ação de cooperação internacional, a Polícia Federal demonstra a capacidade de rápida mobilização em nível global que, neste caso, gerou um impacto econômico de aproximadamente US$ 1.000.000,00 (um milhão de dólares) para a organização criminosa baseada no Peru.

As investigações continuam para que se determine o envolvimento de outros brasileiros com a prisão, bem como no sentido de compreender como se deu o envolvimento do capixaba com esta organização criminosa.

Pena de morte

O investigado poderá responder por tráfico internacional de drogas que, na Tailândia, pode ser punido com a pena de morte.

Em 14 de fevereiro, três jovens brasileiros foram presos em situação semelhante e acusados de tráfico internacional de drogas e podem igualmente enfrentar prisão perpétua ou pena de morte na Tailândia. 

A jovem e outros 2 brasileiros foram presos no Aeroporto de Bangkok com 15 kg de cocaína escondidos em fundos falsos de suas malas.