Ex-aluno que invadiu escola é encaminhado para hospital psiquiátrico após audiência de custódia

Ex-aluno que invadiu escola é encaminhado para hospital psiquiátrico após audiência de custódia

O ex-aluno que invadiu uma escola armado nesta sexta-feira (19) em Vitória, passou por audiência de custódia e foi encaminhado para um hospital psiquiátrico neste sábado (20).

Henrique Lira Trad, que tem 18 anos, pulou o muro da Escola Municipal de Ensino Fundamental Éber Louzada, no bairro Jardim da Penha e ameaçou professores e estudantes. Ele foi contido por policiais e seguranças da unidade. Ninguém ficou ferido.

As informações sobre a audiência de custódia e o encaminhamento do jovem ao Hospital Estadual de Atenção Clínica (HEAC) foram confirmadas pela Secretaria de Justiça do Espírito Santo (Sejus). A secretaria, no entanto, não deu mais detalhes sobre o que ficou decidido na audiência.

Neste domingo (21) a Sejus informou que ele passou por uma consulta médica na unidade e retornou ao Centro de Triagem de Viana. O processo segue em segredo de Justiça e, por esse motivo, não há mais detalhes sobre o caso.

Momentos de terror

Na hora da invasão do ex-aluno, estudantes e servidores da escola ficaram em pânico.

“Eu achei que era brincadeira da escola. O menino veio com um arco e flecha, aí todo mundo saiu chorando”, falou o estudante Davi Maia.

Em algumas salas, foram feitas barricadas com mesas e cadeiras na porta para impedir a entrada do jovem.

“Uma mulher chegou na sala e ela estava falando ‘fechem as portas’! Aí eu fiquei desesperada, aí a professora falou ‘vai ficar tudo bem’! Aí eu comecei a chorar, fiquei lá no cantinho.

Uma criança foi agredida no rosto pelo ex-aluno.

“Quando eu estava saindo da sala de aula, eu vi um homem todo de preto com uma máscara de caveira. Aí ele apontou uma arco e flecha na minha cabeça e falou bem assim: ‘cala a boca e vem comigo’. Eu fui e dei um chutão nele, peguei a arco e flecha dele e joguei longe. Aí eu fui correndo para a sala do quarto ano”, falou um dos alunos.

‘Queria matar de seis a sete pessoas’

Para a polícia, Henrique Lira Trad teria dito que queria matar de seis a sete pessoas.

O ex-aluno teria falado também que a ideia era provocar um confronto com a polícia para que ele próprio fosse morto pelos agentes.

Ainda na sexta-feira, depois de ser detido, o jovem foi autuado em flagrante, três vezes, por tentativa de homicídio qualificada por motivo fútil e foi encaminhado para o Centro de Triagem de Viana.