Boletim da PM afirma que policiais da abordagem em Guarapari estavam com sinais de embriaguez

Boletim da PM afirma que policiais da abordagem em Guarapari estavam com sinais de embriaguez

Uma abordagem feita por dois policiais civis que estavam de folga terminou com dois homens feridos e o carro de uma família baleado, na noite deste sábado (03), no bairro Itapebussu, em Guarapari.

De acordo com apuração da TV Vitória, os policiais, por algum motivo desconhecido, fizeram a abordagem da dupla de homens. Um deles acabou ferido por um tiro e o outro ficou com um ferimento no rosto.

Um dos suspeitos feridos, de 22 anos, teve ferimentos na face e foi levado para a Unidade de Pronto-atendimento (UPA) de Guarapari. Em seguida, foi encaminhado à delegacia. Segundo o boletim de ocorrência, com ele foi encontrada uma bolsa com drogas e dinheiro. De acordo com informações da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), ele já contava com passagem pelo crime de furto.

O outro ferido é um menor de 16 anos, atingido por um disparo de arma de fogo. Ele foi socorrido para um hospital de Vila Velha e permanece internado.

Em sequência, quase que ao mesmo tempo da primeira abordagem, passava um veículo preto no local, que acabou sendo alvo de disparo pelos agentes da Polícia Civil. Os ocupantes do carro baleado, uma família, então saíram do automóvel sem saber o que fazer, quando então chamaram a polícia.

Um vídeo gravado por uma testemunha dos fatos mostra o momento após o tiro que acertou o carro. Um dos policiais, que aparece usando uma camisa laranja, chuta um dos feridos. Mais veículos passaram na região e os policiais começaram a pedir que parassem, gritando que são da polícia.

Os policiais estavam em um carro vermelho e consta no boletim de ocorrência da Polícia Militar que os agentes estavam com sinais característicos de embriaguez.

O caso agora está sob investigação e, segundo apuração da TV Vitória, os policiais passaram a noite depondo na Corregedoria da Polícia. O carro da família foi levado para a delegacia para passar por perícia.

Posicionamento da Polícia Civil

Em nota, a Polícia Civil informou que, na noite desse sábado (03), os dois policiais civis de folga receberam uma denúncia sobre elementos armados em uma região de intenso tráfico de drogas, conhecida como ‘Buraco Quente’, no bairro Itapebussu, em Guarapari. Confira o posicionamento na íntegra:

Os policiais se dirigiram até o local, onde se depararam com os suspeitos. Houve troca de tiros e dois deles, de 16 e 22 anos, foram detidos. O adolescente foi atingido na perna direita, estando, até este momento, hospitalizado. Foi apreendida uma bolsa, encontrada entre os suspeitos, contendo 67 pinos de cocaína, 55 pedras de crack e R$ 515,25 reais.

Durante a ação, os policiais abordaram um veiculo que passava pela via, e o capô do carro foi atingido por disparo de arma de fogo. Nenhum passageiro que estava no veículo ficou ferido. Foi realizada a perícia e posteriormente o veículo foi restituído ao dono.

Em depoimento, o suspeito de 22 anos confessou que estava atuando como olheiro do tráfico de drogas e afirmou que as drogas pertenciam ao adolescente, e que ele estaria no local para comprar a droga do adolescente. Ele foi autuado em flagrante por colaborar como informante do tráfico de drogas e foi encaminhado para o Centro de Detenção Provisória (CDP) de Guarapari.

O adolescente de 16 anos responderá por ato infracional análogo ao crime de tráfico de drogas, e foi reintegrado à família após o familiar assumir o compromisso de comparecer ao Ministério Público, quando solicitado.

Em razão dos policiais civis apresentarem alteração psicomotoras, como odor etílico e falas desconexas, a Corregedoria da Polícia Civil foi acionada.

O policial civil que efetuou os disparos foi autuado em flagrante por disparo de arma de fogo majorado. Por se tratar de um agente de segurança pública, não cabe fiança na esfera policial. Ele foi encaminhado ao Alfa 10 (presídio de policiais).

O segundo policial civil foi ouvido e liberado após a autoridade policial entender que não havia elementos suficientes para lavrar auto de prisão em flagrante naquele momento.

As carteiras funcionais e as armas dos policiais civis foram apreendidas. O procedimento criminal foi encaminhado na integralidade à Corregedoria da Polícia Civil para as demais diligências que o requer. Foi instaurada uma Investigação Sumária na Corregedoria da corporação para analisar o caso no âmbito administrativo”.

Fonte: Folha Vitória