Abatedouro volta a ser fechado no ES por vender carne de cavalo como se fosse de boi

Abatedouro volta a ser fechado no ES por vender carne de cavalo como se fosse de boi

Um abatedouro clandestino foi fechado por vender carne de cavalo como sendo de boi em Araçatiba, em Viana, na Grande Vitória. A operação da prefeitura denominada ‘Pata Quebrada’ foi feita nesta quarta-feira (8). O mesmo local já havia sido alvo de ação e fechado em setembro do ano passado.

A ação teve a participação da Secretaria de Meio Ambiente, do Programa de Bem-estar Animal É o Bicho! e da Secretaria de Defesa Social e Guarda Municipal. Ninguém foi preso.

Segundo a prefeitura, na hora em que os agentes chegaram, havia um animal com as patas amarradas, já abatido e desossado, e outros três prestes a serem mortos.

Assim que viram as equipes chegando, os suspeitos que estavam no local fugiram. No entanto, deixaram uma moto e uma bolsa com documentos para trás, além de um caderno de anotações com possíveis compradores.

No local também havia equipamentos para desossa de animais, como machados e facas, além de currais e frigoríficos.

O material foi entregue à Polícia Civil, que vai investigar para onde a carne seria destinada. De acordo com a prefeitura, a carne de cavalo seria vendida como se fosse de boi, em alguns locais da Grande Vitória.

Reincidência

Em 6 de setembro do ano passado, o local já havia sido fechado por equipes da Polícia Civil, da Prefeitura de Viana e do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf).

Na época, oito pessoas foram presas. Apesar disso, o abatedouro ilegal voltou a ser utilizado para o crime.

Os animais foram resgatados e levados para um rancho. O cavalo abatido foi levado para descarte adequado.

Capotamento e roubo

Ainda durante a ação, após deixarem o assentamento, um carro passou em alta velocidade ultrapassando os carros das equipes da prefeitura e capotou na frente da equipe.

Após identificação e checagem, a Guarda Municipal de Viana obteve a informação de que o carro era roubado. O casal que estava no veículo foram socorridos por uma equioe do Samu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *