Ideally construtora
806,10 x 103,2
al_0004_24d_webban_806x103px
sc_0031_24c_webban_900x115px
CESM
Screenshot_6
WhatsApp Image 2023-02-02 at 12.48.59
previous arrow
next arrow
Ideally construtora
806,10 x 103,2
al_0004_24d_webban_806x103px
sc_0031_24c_webban_900x115px
CESM
Screenshot_6
WhatsApp Image 2023-02-02 at 12.48.59
previous arrow
next arrow
Notícias

Foguete coreano é flagrado no céu de Guarapari por alunos

Um fenômeno no céu chamou a atenção de alunos de uma escola de Guarapari na noite da última quinta-feira (25). Intrigados, alguns chegaram a filmar uma peculiar fumaça que pintou a paisagem noturna por alguns segundos, e que lembrava uma leve plumagem. 

Mas do que se tratou a imagem, afinal? O que os sortudos presenciaram foi a combustão de exaustores do foguete-transportador sul-coreano Nuri, lançado em missão ao espaço na tarde da última quinta-feira, na costa sul do país de origem, às 6h24, horário de Brasília.

O Nuri é um lançador espacial de três estágios, cada um deles corresponde a uma parte do foguete, e carrega seu próprio combustível e motor. Foi um destes estágios que os estudantes viram na noite da última quinta-feira. 

O foguete trazia consigo um grande satélite, e outros sete mini-satélites, chamados de cubesats. E segundo o governo sul-coreano, por meio do twitter, todos eles foram implantados nas órbitas desejadas. 

“O foguete passou por cima do território capixaba. O que as pessoas viram foi justamente a combustão dos exaustores depois que foi lançado”, explicou o astrônomo Marcelo De Cicco, coordenador do projeto Exoss, organização colaborativa que estuda meteoros e bólidos em todo o mundo. 

O astrônomo conta ainda que não apenas os capixabas foram privilegiados com esta visão nos céus. O lançador foi visível também nos Estados do Piauí, Paraíba, Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Além disso, ourtos flagras aconteceram também na cidade de Perth, na Austrália.

Segundo ele, este tipo de avistamento é comum e deve se tornar ainda mais popular com o avanço da tecnologia espacial em diversos países do mundo nos próximos anos. 

“É algo bem comum, na verdade, está se tornando cada vez mais comum. Muitos países estão investindo em tecnologia e realizando lançamentos de suas próprias bases nacionais”, disse. 

Estágio do foguete estará visível novamente nesta sexta-feira

Marcelo dividiu ainda que quem quiser dar mais uma espiadinha no céu, poderá ter um vislumbre ainda mais claro do lançador durante a noite desta sexta-feira (26), a partir das 19h41. 

O que acontece é que o estágio do foguete orbita a Terra, como planejado, e logo após terminar sua missão, retorna à atmosfera terrestre, só que já em forma de lixo espacial, já com todo o combustível exaurido. 

“Ele estará visível novamente esta noite, como lixo espacial. Ele estará bem brilhante e já desligado e em baixa órbita, por conta do arrasto atmosférico, que fez com que estes corpos percam a altitude. Estará visível e muito brilhante nas mesmas regiões de ontem, chegando até a Curitiba”, afirmou. 

E onde caem estes estágios quando voltam à Terra? De acordo com o astrônomo, os aparelhos são normalmente manobrados para que caiam no Oceano Pacífico, mas nem sempre isto é possível. Há relatos de quedas destas partes e até de satélites que já caíram em carros e até em casas pelo mundo. 

Nuri – o primeiro foguete 100% coreano

O Nuri é um foguete de três estágios e o primeiro produzido com tecnologia 100% sul-coreana, os demais investimentos em tecnologia espacial do país, até então, contavam com o apoio da Rússia e dos Estados Unidos. 

O primeiro voo do foguete aconteceu em outubro de 2021, levando uma carga fictícia, missão que não foi bem-sucedida, pois o terceiro estágio do foguete apresentou falhas, o que impediu que a carga fosse implantada corretamente.

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *