Idosa vítima de maus-tratos da própria filha recebe presentes de policiais que a resgataram no ES

Idosa vítima de maus-tratos da própria filha recebe presentes de policiais que a resgataram no ES

A idosa de 66 anos vítima de maus-tratos da própria filha, que foi resgatada em Colatina, no Noroeste do Espírito Santo, recebeu presentes dos policiais que a resgataram. O sargento Rodrigues e um colega de corporação, que não foi identificado, levaram vestidos e uma sandália para a idosa. O momento do encontro não pôde ser registrado pela imprensa.

“Idoso é igual criança. Quando ele é maltratado e acha alguém que o acolhe, ele considera aquela pessoa um parente. Ela viu isso em mim e no meu parceiro. Sempre que tivermos a oportunidade, estaremos aqui. Trouxe um presente pra ela”, declarou o sargento ao sair da visita.

Sargento Rodrigues, que resgatou idosa de maus-tratos em Colatina, levou presentes para ela — Foto: Reprodução/TV Gazeta

Sargento Rodrigues, que resgatou idosa de maus-tratos em Colatina, levou presentes para ela — Foto: Reprodução/TV Gazeta

A idosa está morando em uma casa de repouso no mesmo município. Ela foi resgatada no dia 2 de novembro e foi mantida em cárcere privado em uma casa abandonada.

O dono da casa que foi invadida, e onde a idosa foi mantida em cárcere, não sabia da situação. Só ficou sabendo quando vizinhos reclamaram de furtos.

A idosa estava desnutrida, deitada sobre ripas de uma cama sem colchão e com dores no corpo. A filha dela batia e roubava o benefício da mãe.

Ela disse aos policiais, quando foi resgatada, que ficava sozinha na residência, que não recebia remédios controlados há meses e ficava com fome. No dia do resgate, havia comido um pouco de arroz com feijão, pela manhã.

Filha é presa por maus-tratos contra a própria mãe no ES; vítima dormia em  ripas de cama sem colchão — Foto: Reprodução/TV Gazeta

Filha é presa por maus-tratos contra a própria mãe no ES; vítima dormia em ripas de cama sem colchão — Foto: Reprodução/TV Gazeta

Ao ser abordada pelos militares, a vítima disse que sentia muitas dores nas costas e no peito. Além disso, confessou que sofria agressões e ameaças de morte da filha e dos homens que moravam com ela.

“Do quadro que a encontramos e a recolhemos, para hoje, ela está muito diferente. É outra pessoa, outro tratamento. Está se alimentado. É nítida a diferença, diante dos maus tratos que ela vinha sofrendo. Está se recuperando e, em vista do que estava, está bem melhor”, descreveu o Sargento Rodrigues nesta quarta-feira.

A filha da aposentada chegou a ser presa, mas foi solta e vai responder em liberdade. Aos policiais, a idosa disse que não quer mais ver a filha e que ainda sente dores das agressões.

Ela e os outros dois homens, que estavam na casa no momento do resgate, foram autuados em flagrante por maus-tratos contra pessoa idosa. Um dos homens era companheiro, e ou outro, era cunhado da filha da vítima. A mulher também foi autuada por violência financeira contra pessoa idosa.

Maus-tratos a idosos crescem no ES

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Espírito Santo (Sesp), os casos de maus-tratos a idosos têm crescido no estado.

Só neste ano, de janeiro a outubro, já foram registrados 1.182 casos de maus-tratos, contra 1.003 no mesmo período do ano passado.

“Geralmente, idosos têm dificuldade de locomoção, dificuldade de compreensão, têm um raciocínio reduzido, mais debilitado. Muitas vezes, os familiares se utilizam dessa aposentadoria, dos bens desse idoso, e muitas vezes não repassam esse valor em benefício do idoso”, apontou a delegada Jaciely Souza.

Só em Colatina, onde a idosa foi resgatada, foram 13 casos de violações aos direitos do idoso, de janeiro a outubro deste ano. No ano passado, no mesmo período, foram oito.

A delegada informou que, para situações de flagrante, em que a agressão acontece naquele momento, o cidadão pode chamar a polícia pelo telefone 190. A denúncia também pode ser feita pelo Disque 100 ou 180.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *