Um jovem de 19 anos ficou com o freio da moto fincado no olho após um acidente grave de carro na Malásia. O objeto foi cortado do veículo pelo corpo de bombeiros e, milagrosamente, não furou o globo ocular, se alojando abaixo dele.
O caso foi descrito na revista científica American Journal of Ophthalmology Case Reports e será publicado na versão impressa em junho de 2024. O olho do rapaz estava inchado e dolorido, e os médicos descobriram que a retina dele estava danificada e a visão, enevoada. O freio não acertou a pupila e nenhum dos nervos importantes da região, mas quebrou o osso que fica abaixo do olho e perto do nariz.
O jovem também foi diagnosticado com reflexo oculocardíaco, quando é observada uma queda nos batimentos cardíacos causada por uma pressão nos músculos do olho — ele estava com apenas 48 batimentos por minuto, quando o mínimo considerado normal é de cerca de 60.
O rapaz passou por uma cirurgia para retirar o freio e o tecido danificado, reparar a pálpebra e parafusar o osso quebrado. Apesar da gravidade do acidente, no retorno de seis meses após o procedimento, ele estava com a visão normal e a retina estava curada.
Os médicos escreveram no relato de caso que o olho direito do jovem estava aparentemente afundado em 5 milímetros, mas o paciente não quis continuar o tratamento.