“Foram três dias que na minha cabeça duraram três meses.” O desabafo é da criadora de cães de Guarapari Cláudia Marques, que teve dois de seus cães de raça pura levados por criminosos durante um assalto em São Paulo, na última quinta-feira (4).
Os dois cachorros de Cláudia foram sequestrados junto com outros quatro animais de outros tutores quando estavam a caminho de uma competição, mas já foram encontrados e devolvidos aos donos.
Foram levados dois cães da raça border collie, um São Bernardo, um dobermann e dois welsh corgi. Um dos animais, um border collie russo, é avaliado pela criadora em mais de R$ 100 mil.
O desfecho feliz aconteceu após uma operação do Departamento Estadual de Investigações Criminais de São Paulo (Deic), que desbaratou um desmanche de veículos no sábado (6).
O sequestro
Os cães foram levados durante um assalto na Rodovia Presidente Dutra, em Guarulhos, quando bandidos renderam o motorista da van onde os cães estavam. Também foram rendidos o handler (profissional responsável por cuidar e preparar os cães de raça para eventos e competições) e um ajudante.
Na ocasião, a van foi levada junto com os seis animais. A suspeita é de que os bandidos tinham a intenção de roubar apenas a van, mas acabaram levando também os cachorros. Foi por meio de uma denúncia anônima que os agentes do Deic chegaram até o desmanche onde os animais foram mantidos, em Ferraz de Vasconcelos.
Entre os suspeitos presos no desmanche estão os três homens que teriam participado do sequestro dos cães. As vítimas ficaram quatro horas dentro do carro rodando com os sequestradores e foram liberadas cerca de 24 quilômetros de distância do local onde o roubo aconteceu.
Os animais foram encontrados e devolvidos ao handler, que permanece viajando para levar os animais aos eventos.
Ansiedade e alívio
Em entrevista ao Folha Vitória, Cláudia disse que está ansiosa para reencontrar seus cães, Miguel e Benedito. Ela contou como foram angustiantes os três dias de espera até o resgate dos animais.
Foram dias muito desgastantes. O Miguel e o Benedito ainda não estão com a gente. Eles continuam com o handler, pois ele precisa continuar a campanha dos cães, precisa continuar trabalhando com eles, esse é o trabalho dele. Mas eu estou muito ansiosa pra estar com os meus cães.”Cláudia Marques, criadora de cães
Cláudia também descreveu o alívio que sentiu após o fim da espera. “Quando eles foram resgatados, foi como se eu tivesse tirado um peso das minhas costas. Foi uma alegria muito grande. Passou um filme na minha cabeça de tudo que eu já vivi nesses 12 anos criando border collie”, contou.
*Com informações da Record São Paulo.