O Instituto Nacional de Metereologia (Inmet) emitiu dois alertas de vendaval e ventos costeiros para vários municípios do Espírito Santo, incluindo a Grande Vitória. Os avisos, que são válidos até a sexta-feira (26), são indicados pela cor amarela, que significa “perigo potencial”.
Segundo o Inmet, o primeiro aviso de vendaval foi emitido às 10h27 desta quinta-feira (25) e é válido até as 23h59 de sexta-feira. O aviso é válido para 59 cidades de Norte a Sul.
Com ele, são previstos ventos com intensidade variando entre 40 km/h e 60 km/h. Além de baixo risco de queda de galhos de árvores.
Ads
Veja as cidades em alerta
Afonso Cláudio,Água Doce do Norte,Águia Branca,Alegre,Alfredo Chaves, Alto Rio Novo, Aracruz, Atílio Vivacqua, Baixo Guandu, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Brejetuba, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Castelo, Colatina, Conceição da Barra, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Ecoporanga, Fundão, Governador Lindenberg, Ibiraçu, Iconha, Itaguaçu, Itapemirim, Itarana, Jaguaré, Jerônimo Monteiro, João Neiva, Laranja da Terra, Linhares, Mantenópolis, Marechal Floriano, Marilândia, Montanha, Mucurici, Muniz Freire, Muqui,Nova Venécia,Pancas,Pedro Canário,Pinheiros,Ponto Belo,Rio Bananal,Rio Novo do Sul, Santa Leopoldina,Santa Maria de Jetibá,Santa Teresa,São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha,São Mateus,São Roque do Canaã,Sooretama, Vargem Alta,Venda Nova do Imigrante, Viana,Vila Pavão e Vila Valério.
Já o segundo aviso, de ventos costeiros, foi renovado às 10h52 da quinta e também é válido até as 23h59 de sexta. Ele compreende 21 cidades do litoral capixaba.
Diante do aviso, é prevista a intensificação dos ventos nas regiões litorâneas, movimentando dunas de areia sobre construções na orla.
Veja as cidades presentes no alerta:
Anchieta,Aracruz,Cariacica, Conceição da Barra, Domingos Martins, Fundão, Guarapari, Iconha, Itapemirim,Jaguaré,Linhares,Marataízes, Piúma,Presidente Kennedy,Rio Novo do Sul,Santa Leopoldina,São Mateus,Serra, Viana,Vila Velha e Vitória
Orientações
Diante das situações, o Inmet dá algumas instruções para a população em geral, entre elas:
Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).
Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).