O apresentador Fausto Silva, o Faustão, de 73 anos, foi submetido a um transplante cardíaco na tarde deste domingo (27), no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. As informações são do jornal Folha de S. Paulo.
Ele sofria de insuficiência cardíaca e estava internado, aguardando um doador na fila de transplantes do Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo a equipe médica, a cirurgia durou 2h30 foi um sucesso.
“O Einstein foi acionado pela Central de Transplantes do Estado de São Paulo na madrugada de hoje, quando foi iniciada a avaliação sobre a compatibilidade do órgão, levando em consideração o tipo sanguíneo B. A cirurgia aconteceu no início da tarde e durou cerca de 2h30. O procedimento foi realizado com sucesso e Fausto Silva permanece na UTI, pois as próximas horas são importantes para acompanhamento da adaptação do órgão e controle de rejeição”, informa o comunicado da equipe médica obtido pela Folha.
Na último dia 18, Faustão divulgou um vídeo gravado no hospital em que falou sobre o tratamento que estava realizando. As imagens foram compartilhadas pelo filho do apresentador, João Guilherme, numa rede social.
Naquela ocasião, ele disse que precisava realizar uma cirurgia cardíaca e pediu orações.
No dia 20 de agosto, o quadro de saúde de Faustão se agravou e o hospital divulgou que o apresentador teria que se submeter a um transplante, tendo seu nome incluído na lista única de espera da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.
Antes da cirurgia, Faustão vinha sendo submetido à diálise e necessitava de medicamento para aumentar a força de bombeamento do coração.