Após receberem denúncias de que no Distrito de São Bento de Urânia, interior do município de Alfredo Chaves, estaria ocorrendo cultivo e beneficiamento de maconha e de que indivíduos estariam andando armados no local, o Serviço de Inteligência da 10ª Companhia, juntamente com policiais militares que atuam no município e Policiais Civis, em Operação Integrada entre as polícias, prosseguiram até o local para averiguar os fatos.
No local, após tentativa de evasão dos dois indivíduos que estavam no terreno, um foi capturado na área mata e o outro foi identificado por documentos arrecadados no local. Na vistoria realizada no terreno sobre os quais recaíam as denúncias, foi localizada uma grande quantidade de plantas de maconha, mais de 300 pés, além de insumos para beneficiamento em um elaborado e organizado processo de cultivo, composto por estufas, irrigação, adubagem e diversos outros materiais para o mesmo fim. Na residência que havia no terreno, foram localizadas ainda três armas de fogo e munição, sendo um revólver cal.38, uma espingarda cal.20 e uma espingarda cal.36.
Parte das plantas foi destruída no local, conforme prevê a legislação específica, e o restante do material arrecadado foi entregue na Delegacia de Alfredo Chaves, juntamente ao detido que confessou a propriedade das armas, dos pés de maconha e de ser responsável todo o processo de cultivo, transporte e distribuição do entorpecente, para providências cabíveis.