Vereador denúncia no Ministério Público Federal, praia particular em Anchieta

O vereador de Anchieta Beto Caliman (DEM), protocolou está semana nos Ministérios Público Estadual e Federal, uma denúncia contra o fechamento da Praia de Quitiba/ Anchieta E.S, por um condomínio. Inclusive com denúncias de que crianças e seus avos foram ameaçados por seguranças do condomínio, por ir à praia “proibida”. 

 O objetivo é que o acesso à praia  já existente, continue liberado para a população, que é propriedade da União.

A ação de Caliman foi motivada por denúncias da população em seu gabinete e redes sociais: “ Vou até o fim, nosso povo tem que ser respeitado, o que aconteceu com a comerciante de Anchieta Rosiane Rainha Do Bolo e seus familiares e com outras pessoas é inadmissível”.A família foi proibida de frequentar a praiapelos seguranças dos proprietários do condomínio próximo à Praia de Quitiba, conforme relato nas redes sociais.

Para B.C a Praia do Quitiba é do Povo. Sendo que está representação inicial, porém há outros documentos (fotos em anexo), vou encaminhar para outros órgãos como Policia Federal, Gaeco, Policia Ambiental, Ibama, Seama e demais: “ Recebo com indignação está notícia. Há questionamentos a serem feitos: onde está a secretária municipal de meio ambienteanchietense?  Em Guarapari? Eu afirmo que na função de vereador eleito de Anchieta estou tomando as providências, encaminhando denúncias formais em meu nome para o Ministério Público Federal e Ministério Público Estadual, com cópia a Secretaria do Patrimônio da União e outros órgãos”.

Caliman fez praticamente um pacto de ação em favor deste caso: “ Eu afirmo a todosque vou me empenhar totalmente neste assunto, não admito o cidadão ser tratado desta maneira covarde, e tão pouco um particular se apropriar do bem público, que é a praia. Quem me conhece sabe que vou a fundo nas denúncias doa a quem doer”.

Entenda o caso

Na tarde sábado (10), uma moradora fez o seguinte relato: “Nessa tarde meus pais como de costume há muitos anos, foram a praia do Quitiba passear com seus netinhos e levaram um maior susto, foram abordados pelos seguranças do novo “condomínio ” da praia, tiveram que sair às pressas, minha mãe quase passou mal e minha filha de apenas cinco anos não parava de chorar, um absurdo total”, reclamou a moradora.

Segundo a postagem, em redes sociais, os seguranças usaram pedaços de madeira e cachorros para amedrontar e não deixaram eles ficarem na praia. “Espero que as autoridades tomem as devidas providências, pois é muito triste não poder mais frequentar essa praia que assim como todas as outras, é criação do nosso Deus e que por direito podemos sim frequentar”, desabafou a moradora.

O outro lado

Nota em relação à praia do Quitiba

A CENARIUM Arquitetura e Engenharia vem por meio das redes sociais esclarecer dúvidas a respeito do Projeto Condomínio Náutico e Clube Náutico Grand View, localizado na Praia do Quitiba. O projeto inicial, de nossa autoria, contemplava uma área verde protegida e também o acesso dos banhistas a praia pelo acesso do clube Náutico. Porém o projeto, ainda não aprovado, foi modificado e substituído a responsabilidade técnica sem nosso consentimento. Nós, da Cenarium Arquitetura e Engenharia, somos moradores de Anchieta e repudiamos esse tipo de restrição. Sabemos que é possível trazer a natureza e o equilíbrio para o meio urbano, compartilhando os benefícios ambientais com a sociedade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.