ES receberá 35 mil litros de álcool para ajudar no combate à proliferação do Coronavírus

ES receberá 35 mil litros de álcool para ajudar no combate à proliferação do Coronavírus

O Espírito Santo receberá cerca de 35 mil litros de etanol para a produção de álcool gel e álcool 70, para que sejam utilizados na contenção do Coronavírus. O material será doado pelas associadas da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), que encaminhará um total de 1 milhão de litros do produto ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo a entidade, a entrega no estado deve ocorrer na quinta-feira (26), em uma fábrica que fará o beneficiamento e envase do produto. Além do Espírito Santo, receberão álcool doado pela Unica os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina. Os detalhes operacionais estão sendo delineados com os órgãos competentes, porque o transporte e manuseio do produto exigem cuidados.

Os volumes serão transportados até pontos indicados pelas secretarias de Saúde dos estados, onde ocorrerá o processamento industrial, para a transformação em gel ou envase da solução líquida. Após isso, a distribuição para as unidades públicas de saúde estará sob a coordenação das secretarias estaduais.

O objetivo da ação é contribuir com o abastecimento das unidades públicas de saúde, de forma gratuita. “Vivemos um momento que demanda união e criamos uma verdadeira operação de guerra para superar os desafios impostos pelo Covid-19 e contribuir com diversos estados do país”, disse o presidente da Unica, Evandro Gussi.

O álcool 70 a ser doado será produzido voluntariamente após a concessão de uma autorização extraordinária e temporária pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), na última quinta-feira (19), que permitiu a produção. O álcool 70 é usado para desinfecção e é essencial para serviços de saúde.

Além dos associados da Unica, a operação está mobilizando membros da Associação Brasileira de Transporte e Logística de Produtos Perigosos (ABTLP), que está fazendo o deslocamento da carga em veículos próprios, e do Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e de Lubrificantes (Sindicom), que está doando o óleo diesel que será usado. Segundo a Unica, toda a operação está respeitando as medidas de higiene e segurança conforme orientações do Ministério da Saúde e da Anvisa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *