Inquérito sorológico aponta que mais de 84 mil já contraíram a covid-19 no ES, diz Casagrande

Inquérito sorológico aponta que mais de 84 mil já contraíram a covid-19 no ES, diz Casagrande

O governador Renato Casagrande informou, por meio das redes sociais, que a primeira fase do inquérito sorológico, realizado na última semana, apontou que, estatisticamente, um total de 84.391 pessoas já fora contaminadas com a covid-19 no Espírito Santo.

A publicação de Casagrande foi realizada na manhã desta segunda-feira (18) e destaca que este número corresponde ao total de 2,1% da população capixaba. O estudo foi realizado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), com apoio de diversas entidades. A pasta vai informar mais detalhes da pesquisa ainda nesta segunda.Renato Casagrande@Casagrande_ES

Na 1ª fase do inquérito sorológico constatou-se estatisticamente que no ES 84391 já contraíram COVID-19, 2,1 % da população. O estudo feito pela SESA teve apoio da OPAS, UFES, HUCAM, IJSN, AMUNES, COSEMS, IBGE. Detalhes na entrevista coletiva on-line, pela SESA às 14h.192Informações e privacidade no Twitter Ads51 pessoas estão falando sobre isso

Inquérito sorológico

A primeira das quatro etapas do chamado inquérito sorológico, que vai testar 32 mil capixabas para a covid-19, terminou na sexta-feira (15). A fase, que começou na quarta-feira (13), realizou cerca de 7 mil testes em diversos municípios do Espírito Santo.

Durante os três dias de trabalho, as equipes de saúde visitaram milhares de casas. Em cada uma delas, um dos moradores era sorteado para fazer o teste de detecção de anticorpos para a covid-19. O resultado saía em 15 minutos. Em caso positivo, os demais moradores também faziam o teste.

O inquérito sorológico é uma pesquisa por amostragem. O objetivo é descobrir o percentual da população capixaba que já teve contato com o coronavírus. A informação é valiosa para traçar estratégias na área da saúde e definir questões como funcionamento do comércio e outras relacionadas à circulação de pessoas. Ao todo, 32 mil capixabas farão o teste rápido.

A segunda etapa do inquérito sorológico será realizada ainda em maio, entre os dias 27 e 29. Uma terceira vai acontecer entre 8 e 10 de junho, e a quarta e última, entre 22 e 24 de junho. O inquérito é feito em 19 municípios capixabas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *