Junho deve ser marcado por baixas temperaturas no ES

Junho deve ser marcado por baixas temperaturas no ES

O mês de junho deve ser marcado pelo frio em todo o Espírito Santo. É o que prevê a Coordenação de Meteorologia do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).

A previsão climática mensal referente a junho indica ainda que as chuvas devem seguir o padrão normal esperado para o mês.

“O mês de junho marca a transição entre as estações do outono e do inverno no Hemisfério Sul. Além disso, é o primeiro mês do trimestre mais frio e seco do ano no Espírito Santo, de acordo com a climatologia”, disse o coordenador de Meteorologia do Incaper, Hugo Ramos.

A previsão climática, segundo o coordenador, apenas aponta as tendências para um determinado período, focando na qualidade do regime de chuva e nas anomalias de temperatura.

Eventos extremos de chuva, vento, frio ou calor só podem ser previstos com alguns dias de antecedência ou, dependendo de sua intensidade/deslocamento, poucas horas ou minutos.

De acordo com a previsão, a precipitação média do mês deve variar entre 45mm e 90mm pela faixa leste.

Os maiores volumes de chuva devem se concentrar na Região Metropolitana da Grande Vitória. Já na parte Oeste do estado, os acumulados médios devem ficar abaixo de 30mm, com destaque para o município de Baixo Guandu, onde a média esperada fica em torno de 15mm.

Os termômetros devem ficar abaixo do normal para o mês em todo o Espírito Santo. Conforme a previsão climática mensal, a temperatura média para o mês de junho é distribuída da seguinte forma: de 22 °C a 24 °C na maior parte das regiões Norte e Nordeste.

Nos trechos mais altos do estado, situados próximos à divisa com Minas Gerais, as temperaturas oscilam entre 18 °C e 20 °C.

Na Região Serrana e no Sul-Caparaó, as médias oscilam entre 16 °C e 20 °C, podendo variar entre 14 e 16°C nas localidades mais elevadas. Já nas demais áreas do estado, incluindo a Grande Vitória, as temperaturas médias em junho oscilam entre 20 °C e 22 °C.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *