Adolescentes são flagrados pulando na frente de caminhões na BR-101

Adolescentes são flagrados pulando na frente de caminhões na BR-101

Uma equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) flagrou adolescentes pulando na frente de caminhões neste domingo (21) na BR-101, em Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Espírito Santo.

O objetivo dos jovens, segundo a PRF, era o de forçar caminhoneiros a fazer uma manobra perigosa conhecida como “quebra de asa”, que consiste em balançar a carroceria de um lado para o outro, tirando as rodas da pista.

Ainda de acordo com a polícia, as gravações das cenas arriscadas seriam postadas nas redes sociais dos jovens para conquistar seguidores.

A PRF informou que na manhã deste domingo foi acionada por motoristas sobre o comportamento dos adolescentes. Ao chegar ao local, no km 415, os policiais avistaram os quatro jovens às margens da BR-101.

Entre eles estava um jovem de 22 anos, que estava filmando toda a ação, enquanto os outros três, com idades entre 15 e 16 anos, se colocavam na frente dos caminhões.

“Os PRFs visualizaram, antes da abordagem, um caminhão tendo que desviar bruscamente, pela contramão, para não atropelar um desses jovens”, informou a PRF.

Durante a averiguação, os policiais encontraram um veículo oficial da Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim estacionado no acostamento da BR-101.

Quem dirigiria o veículo era o pai do rapaz de 22 anos. Ele também estava acompanhado de duas crianças, um menino de oito anos e uma menina de 10, que também é sua filha e aparece em algumas imagens participando das ações.

Todos foram levados para a Delegacia Regional de Cachoeiro. Os maiores poderão responder pelos crimes de Perigo, previsto pelo artigo 132 do Código Penal, e de Corrupção de Menores, previsto pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Já os menores de idade serão encaminhados ao Conselho Tutelar.

O inspetor Valdo Lemos, da PRF, explicou que para além de gerar um grande risco para os motoristas, a manobra “quebra de asa” é considerada uma infração gravíssima, que pode levar os motoristas a pagar multa de R$ 2.934,70, além de perder o direito de dirigir.

“”Eles (os adolescentes) vão até o meio da pista, fazem um gestual de abrir os braços, incentivando os motoristas a fazer a ‘quebra de asa’, que muda a direção do veículo bruscamente. Os motoristas não devem fazer esse tipo de manobra e devem denunciar, parando no posto da PRF ou ligando para o 191”, alertou.

A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim informou que o servidor flagrado pela PRF é efetivo do Executivo Municipal e trabalha como mecânico na Secretaria de Transportes. Ele estava de plantão e usou o veículo indevidamente. Segundo o município, ele responderá a um processo administrativo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *