O prefeito de Guarapari Edson Magalhães assinou um decreto começando a flexibilizar o funcionamento dos bares, restaurantes e lanchonetes na cidade. Agora os comerciantes podem abrir até as 22hs. Logo depois da publicação, o governador socialista, Renato Casagrande anunciou que o decreto não deve ser cumprindo e sim o seu que permite a abertura somente até às 16hs.
O número de mortes e casos vem caindo no Espirito Santo nas últimas semanas, assim como em Guarapari. Segundo donos de bares, o melhor horário de venda e no período noturno, quando os clientes optam por um lanche, petisco. Sem funcionar a praticamente quatro meses, muitos comerciantes não conseguirão manter seus negócios e as demissões já estão acontecendo, prejudicando ainda mais a economia local.
Enquanto Edson se mostra preocupado com o avanço da doença e ao mesmo tempo com a economia, o governador socialista Casagrande mais uma vez se mostra não está muito preocupado com a questão econômica, não permitindo a flexibilização do comércio.
O decreto da Prefeitura de Guarapari estabelece rigorosas regras de segurança para o funcionamento como o uso de máscaras (quando não estiver se alimentando) e a disponibilização de álcool em gel para todos os clientes.