Seis homens foram presos no Espírito Santo durante a sexta fase da Operação Marias, realizada pela Divisão Especializada de Atendimento à Mulher (Div-Deam) na nesta quarta-feira (2).
As prisões aconteceram em Guarapari, Serra, Viana e Vila Velha. Uma espingarda de fabricação artesanal foi apreendida em Cariacica.
Segundo a Polícia Civil, todos os detidos nesta fase tinham mandados de prisão em aberto. Cinco dos mandados foram expedidos por violência doméstica e um suspeito tinha mandado de prisão em aberto pelo crime de estupro.
Em 2019, a Operação Marias realizou a prisão de 389 homens autores de violência contra a mulher. Neste ano, as seis fases realizadas até o momento somam mais de 240 homens presos.
A titular da Div-Deam, delegada Claudia Dematté, destacou que é preciso que a sociedade entenda que o combate à violência contra a mulher não é uma luta só das mulheres, mas da sociedade como um todo.
“Precisamos desconstruir esses valores machistas ainda existentes na sociedade, que levam homens a praticarem atos absurdos, inaceitáveis, de violência contra mulher” disse.
A delegada frisou que o trabalho da Polícia Civil vai continuar “com toda a veemência e rigor na repressão desses atos de violência, praticados contra as mulheres, mas também na prevenção. Para isso, nós precisamos de todo comprometimento da comunidade”.