Nova alta de casos da Covid no ES já ultrapassa primeiro pico da doença

Nova alta de casos da Covid no ES já ultrapassa primeiro pico da doença

Com o aumento do número de casos da Covid-19, em novembro o Espírito Santo conseguiu ultrapassar o pico que a doença havia  registrado no final de junho e início do mês de julho. A informação foi divulgada pelo secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes , em sua conta no Twitter, neste domingo (6).

Nésio explicou que na semana epidemiológica de 28 de junho a 4 de julho foram registrados 9.035 casos da doença. Exatas 20 semanas depois, o Estado volta a marcar elevados pontos da doença. Isto ocorreu na semana de 15 a 21 de novembro, quando um total de 9.219 novos casos foram confirmados.

Outra análise foi feita em relação aos picos diários da doença. No último dia 23 de novembro, foram registrados 2.026 casos. Um total de 23 novos doentes a mais, e ultrapassando o pico anterior, que havia sido de 2.003 casos, no dia 22 de junho.

Ele citou também que na média móvel de casos de 14 dias, o último pico havia sido no dia 2 de julho, com 1.285 casos por dia, número que quase foi alcançado no dia 23 de novembro, com 1.284 casos por dia. Nos próximos dias este dado tende a ser superado, de acordo com Nésio.

As informações mostram, segundo o secretário,  que de fato há uma segunda expansão da pandemia no Espírito Santo. “Não se trata somente de observar mais casos como ocorreu na Europa no início da sua ‘segunda onda’. É possível que em dezembro alcancemos um resultado equivalente a maio, podendo ultrapassar 500 óbitos por Covid-19”.

Es em Foco