Novo mapa de risco entra em vigor nesta segunda-feira. Veja a classificação da sua cidade!

Novo mapa de risco entra em vigor nesta segunda-feira. Veja a classificação da sua cidade!

O município de Mantenópolis, no noroeste do estado, entrou no risco alto para o novo coronavírus, segundo o novo Mapa de Risco, divulgado na sexta-feira (4) pelo governo do Estado. Além disso, subiu de 35 para 49 o número de cidades capixabas classificadas como de risco moderado para a covid-19. Os demais 28 municípios seguem no risco baixo.

O 34º Mapa de Risco começa a valer a partir de segunda-feira (7) e segue até o domingo seguinte (13). Ao entrar para o risco alto, Mantenópolis passa a ter mais restrições em algumas atividades. Uma delas é a impossibilidade de ter aulas presenciais nas escolas, o que é autorizado apenas para os municípios de risco baixo e moderado.

Nas últimas semanas, o governador Renato Casagrande vinha alertando sobre a possibilidade de algumas cidades do estado entrarem no risco alto para o coronavírus. Isso porque a taxa de ocupação total de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) exclusivos para o tratamento da covid-19, incluindo os leitos quem têm condições de receber esses pacientes, mas que atualmente são usados para outras enfermidades, ultrapassou os 50% — é de 54,13% atualmente.

Tal fenômeno já fez com que, na semana passada, o número de municípios no risco moderado saltasse de cinco para 35, incluindo todos da Grande Vitória. Entre o final de setembro e o início de novembro, quando a taxa de ocupação de leitos de UTI era menor, o Espírito Santo tinha, no máximo, três municípios em risco moderado e os demais, no baixo.

RISCO MODERADO: Afonso Cláudio, Água Doce do Norte, Águia Branca, Alfredo Chaves, Alto Rio Novo, Anchieta, Atílio Vivacqua, Baixo Guandu, Barra de São Francisco, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Castelo, Colatina, Conceição da Barra, Divino de São Lourenço, Domingos Martins, Dores do Rio Preto, Ecoporanga, Fundão, Governador Lindenberg, Guaçuí, Guarapari, Ibatiba, Ibitirama, Iconha, Irupi, Itaguaçu, Itapemirim, Itarana, Iúna, Linhares, Marataízes, Marechal Floriano, Marilândia, Mimoso do Sul, Muniz Freire, Nova Venécia, Presidente Kennedy, Rio Bananal, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha, São Roque do Canaã, Serra, Vargem Alta, Venda Nova do Imigrante, Viana, Vila Valério, Vila Velha e Vitória.

RISCO BAIXO: Alegre, Apiacá, Aracruz, Boa Esperança, Bom Jesus do Norte, Brejetuba, Conceição do Castelo, Ibiraçu, Jaguaré, Jerônimo Monteiro, João Neiva, Laranja da Terra, Montanha, Mucurici, Muqui, Pancas, Pedro Canário, Pinheiros, Piúma, Ponto Belo, Rio Novo do Sul, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa, São José do Calçado, São Mateus, Sooretama e Vila Pavão.