Ministro da Saúde diz que vacinação contra a Covid começa na próxima quarta

Ministro da Saúde diz que vacinação contra a Covid começa na próxima quarta

O ministro da Saúde anunciou, nesta quarta-feira (13), que a vacinação contra a Covid no país vai começar em janeiro e que um avião vai buscar 2 milhões de doses da vacina de Oxford na Índia.

Um avião da Azul fará o transporte das doses fabricadas pelo Instituto Serum, na Índia, da vacina de Oxford, desenvolvida pela AstraZeneca em parceria com a Fiocruz. A aeronave vai decolar do Recife, nesta quinta (14), às 23h, e está sendo equipada com contêineres específicos para garantir a temperatura adequada das vacinas.

A previsão é que o avião chegue à Mumbai, na Índia, na sexta (15) e retorne ao Brasil, depois de escala em Lisboa, Portugal, com 2 milhões de doses da vacina na tarde de sábado (16). A carga ficará armazenada no aeroporto do Galeão, no Rio.

A Fiocruz calcula que pode rotular as doses no mesmo dia. No domingo (17), a Anvisa deve decidir sobre o uso emergencial das vacinas da Fiocruz e do Butantan. O ministro da Saúde informou que, se o uso emergencial for aprovado no domingo, a distribuição das vacinas para os estados levará de três a quatro dias. Com isso, no melhor dos cenários, a vacinação poderá começar no dia 20.

Ainda em Manaus, nesta quarta cedo, o ministro da Saúde confirmou o uso das duas vacinas ainda em janeiro. “Nós temos duas vacinas para janeiro, muito promissoras de estarem liberadas. Todos acompanham. A vacina da Fiocruz com a AstraZeneca e a do Butantan com Sinovac. São 8 milhões de doses. Quando a Anvisa concluir a sua análise de segurança e eficácia, três, quatro dias depois nós estamos distribuindo a vacina no Brasil. Ponto. A Anvisa vai se pronunciar no dia 17. Botem aí os números para frente. Se a Anvisa alongar para o dia 20, 22, botem os números para frente. Mas é janeiro, é janeiro”, afirmou Pazuello.

Em entrevista na noite desta quarta, o secretário-executivo do Ministério da Saúde evitou cravar o dia para o início da vacinação. “O simples aprovar da Anvisa não nos permitiria, ato contínuo, em um estalar de dedos, fazer a vacina chegar lá no posto de vacinação e começar a vacinação. O cuidado que nós vamos tomar e, eu posso afiançar que o ministro já informou isso, é que a vacina iniciará no mesmo horário em todo o Brasil. Ao mesmo tempo”, disse Elcio Franco.

O governo requisitou mais 30 milhões de seringas e agulhas dos fabricantes nacionais. Já havia usado o dispositivo constitucional que permite ao Estado se apropriar temporariamente de um bem particular em caso de iminente perigo público. Na primeira requisição, pediu 30 milhões de seringas de 3ml até 30 de janeiro. Agora, mais 30 milhões, de 1ml, para entrega até 13 de fevereiro.

O superintendente da associação que representa os fabricantes disse que a dificuldade é atender a nova especificação. “Um dos fabricantes já está entrando em contato com o governo, porque a seringa de 1ml especificada, ele terá muita dificuldade de ter o volume de produção adequado a este pedido do governo”, explica Paulo Henrique Fraccaro, da ABIMO.