Chuva intensa provoca alagamentos e transtornos no ES

Chuva intensa provoca alagamentos e transtornos no ES

O Espírito Santo está em estado de alerta devido ao risco de fortes chuvas que podem atingir todas as regiões do estado.

De acordo com o boletim da Defesa Civil divulgado na manhã desta segunda (8), o volume de chuva já causa transtorno tanto na Grande Vitória quanto no interior do estado, provocando queda de árvores e destelhamento de casas.

Ao todo, 26 cidades do estado registraram volumes acumulados de chuva acima dos 60 mm.

A Serra, na Grande Vitória, foi o município em que mais choveu no estado, acumulando 102,18 mm de chuva nas últimas 24 horas. Na região de Jacaraípe, uma pessoa se feriu devido ao destelhamento de uma casa. Com escoriações leves, ela foi levada para o hospital.

Já em Cariacica, onde choveu 55,09 milímetros em 24 horas, duas casas também foram destelhadas.

No interior do Espírito Santo, quedas de árvores foram registradas em cidades como Nova Venécia, Santa Teresa e Ibiraçu, enquanto em Iúna e em Ibitirama, na região Sul, casas e quintais ficaram alagados.

Apesar de não haver registros oficiais por parte da Defesa Civil, moradores e equipes de reportagem da TV Gazeta identificaram pontos de alagamento em outras regiões, como em Vila Velha. Já em Linhares, no Norte do Espírito Santo, uma rua foi tomada pela água.

Em Piúma, no litoral Sul do estado, também houve alagamentos.

Apesar das ocorrências, não há registros de desabrigados e de desalojados no estado, segundo a Defesa Civil.

Alertas

Ao todo, 35 alertas de temporais ou deslizamentos de terra moderados foram emitidos para diferentes cidades, incluindo Vitória, Serra, Vila Velha e Cariacica. A única cidade que apresenta risco alto para deslizamentos é Ibitirama, cidade que registrou o terceiro maior acumulado de chuvas no estado, com 99,60 mm nas últimas 24 horas, ficando atrás apenas da Serra e de Conceição do Castelo.

De acordo com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), as pancadas fortes e moderadas de chuva virão acompanhadas de raios e de vento, podendo gerar grandes acumulados de água.

O Incaper prevê que a chuva e mantenha até terça-feira (9) e comece a perde força na quarta (10), embora ainda possa haver chuvas em alguns locais.