Novo auxílio emergencial pode ser pago para 292 mil famílias no ES

Novo auxílio emergencial pode ser pago para 292 mil famílias no ES

Diante das crescentes pressões para renovação do auxílio emergencial, o governo federal prepara um novo formato do benefício para liberar mais uma rodada de pagamentos em 2021 durante três meses. No entanto, o programa alcançará um público menor de pessoas e o valor também deve ser inferior ao pago em 2020. A ideia até momento é pagar três parcelas de R$ 200.

A ajuda, que deve passar a ser chamada de Bônus de Inclusão Produtiva (BIP), terá foco nos trabalhadores informais não atendidos pelo Bolsa Família. O ministro da Economia, Paulo Guedes, já apontou que o modelo deve ficar restrito à metade dos 64 milhões de brasileiros que terminaram o ano passado recebendo o benefício. Ou seja, 32 milhões de pessoas no país teriam acesso ao benefício.

Da mesma forma, no Espírito Santo, cerca de 292 mil famílias devem integrar o grupo que receberá essa renda mínima, considerando que quase 585 mil famílias recebiam o auxílio emergencial no Estado em novembro de 2020, quando foi realizada a última pesquisa Pnad Covid, pelo IBGE.

Beneficiários do Bolsa Família devem ficar de fora, já que a ideia do governo não é criar um criar mecanismo de distribuição de renda para tirar pessoas da pobreza, e sim ser uma ajuda temporária para outras pessoas vulneráveis que deixaram de ser alcançadas por programas do governo com o fim do auxílio.

A ideia é estabelecer novas exigências para o recebimento do benefício temporário, mas essas normas ainda não foram definidas. Em entrevista à TV Bandeirantes nesta segunda-feira (8), o presidente Jair Bolsonaro disse que está sendo estudada uma linha de corte, mas não deu mais detalhes.

A proposta em estudo é que os beneficiados pelo programa recebam três parcelas mensais de R$ 200 enquanto procuram um emprego e participam de um curso para qualificação profissional.