Recorde na fila: 110 pacientes com covid-19 esperam por leitos de UTI no Espírito Santo

Recorde na fila: 110 pacientes com covid-19 esperam por leitos de UTI no Espírito Santo

A taxa de ocupação de leitos de UTI exclusivos para covi-19 segue acima dos 90% no Estado e, nesta quinta-feira (08), o número de pacientes à espera dos leitos bateu novo recorde. Em entrevista concedida à Rádio Pan News Vitória, o subsecretário de Estado de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin, informou que, nesta manhã, 110 pacientes com coronavírus aguardavam por uma vaga de UTI em hospitais da rede pública de saúde.

“No estado, 110 pessoas estão esperando leitos de UTI. Mas a taxa de ocupação dos leitos ainda não chegou a 100%, porque os pacientes que estão aguardando uma vaga de internação vão ocupando os leitos durante o dia”, disse Reblin.

O subsecretário explicou como funciona a regulação e a ocupação das vagas nos hospitais. “Parte dos leitos vagos são reservados para o Samu, os outros estão separados para pacientes que serão transferidos pela regulação de leitos. Por isso, fica esse entendimento de que temos vagas, já que os pacientes que estão na fila ainda vão entrar”, disse.

Apesar do número de pessoas aguardando por leitos no Estado, Reblin disse que são realizadas entre 400 e 500 altas hospitalares diariamente. Ele também falou que, além das altas, há também a desocupação por causa das mortes: a média dos últimos 14 dias é de 56 mortes.

De acordo com a Secretaria de Saúde, vários fatores contribuíram para o aumento da pressão hospitalar no Estado, um deles é a circulação da variante inglesa, que além de ser mais transmissível, também causa maior agravamento da covi-19. A outra causa, de acordo com o subsecretário, é a demora na procura por serviços médicos. 

“A variante Inglesa e o agravamento que ela causa, junto com a naturalização do sintoma, quando a pessoa adoece de maneira mais importante, já chega ao serviço de saúde muito grave”, completou.