Aulas presenciais da educação infantil e fundamental serão retomadas em todo o ES

Aulas presenciais da educação infantil e fundamental serão retomadas em todo o ES

A partir da próxima segunda-feira (10), as escolas públicas e privadas localizadas nos municípios capixabas classificados como risco alto para a covid-19 — como é o caso da Grande Vitória, por exemplo — poderão retomar as aulas presenciais na educação infantil e fundamental I, ou seja, até o 5º ano. As atividades serão nos mesmos moldes presentes hoje nas cidades de risco baixo e moderado, ou seja, 50% dos alunos em sala de aula e os demais 50% em ensino remoto.

A decisão foi anunciada pelo governador Renato Casagrande, durante um pronunciamento na tarde desta sexta-feira (07). A decisão contempla alunos com faixa etária até 10 anos de idade.

Já para os estudantes dos demais níveis de ensino (fundamental II, ensino médio, superior e cursos técnicos), a regra permanece a mesma nos municípios de risco alto, ou seja, só é permitido o atendimento presencial de forma individual e com hora marcada. 

Atualmente, as escolas estão fechadas em 56 municípios capixabas, classificados no risco alto, onde só é permitido o ensino remoto e o atendimento individual. A partir da próxima segunda-feira, segundo a atualização mais recente do Mapa de Risco do governo estadual, divulgada nesta sexta-feira, 24 cidades continuarão nessa classificação, incluindo as da região metropolitana. Outras 42 estarão no risco moderado e 12 no risco baixo.

Durante o pronunciamento, Casagrande explicou que a decisão de retomar as aulas presenciais foi baseada na diminuição no número de internações e mortes por covid-19 no estado, nas últimas semanas.