Venezuelanos invadem Guarapari

Venezuelanos invadem Guarapari

Um grupo grande de venezuelanos apareceu em Guarapari nos últimos dias, são homens, mulheres e crianças. Eles estão espalhados pela cidade pedindo ajuda.

Com dificuldade de comunicação devido ao idioma, os estrangeiros pedem ajuda nos semáforos com placas de papelão com erros de ortografia, o que identifica que são do nosso País.

Um grupo fica no Centro, próximo ao ponto de ônibus, uma família pede ajuda no semáforo do posto esplanada e mais dois ficam em Muquiçaba, no sinal do comercial vitrine do mar.

Na placa os venezuelanos pedem ajuda para comprar comida, roupa e para pagar o aluguel. Na próxima quinta-feira, o programa 11 minutos do ES em Foco vai receber a secretária de assistência social de Guarapari, Breila Mardegan da Silva que abordará o assunto.

A falta de emprego e de recursos básicos para a sobrevivência resultou em uma situação de miséria, fome, agravamento de doenças e violência. Por causa disso, milhares de venezuelanos começaram a migrar para outras regiões à procura de melhores condições de vida e oportunidades de emprego.

Hoje há 262.475 venezuelanos vivendo no Brasil, mais que o dobro de dois anos atrás.