Prefeitura de Guarapari esclarece que não aplicou vacinas vencidas

Prefeitura de Guarapari esclarece que não aplicou vacinas vencidas

A Prefeitura de Guarapari, através da Secretaria de Saúde (Semsa), informa que não procede a informação de que o município tenha recebido doses de vacinas vencidas.

A cidade recebeu noventa e sete (97) frascos, o equivalente a novecentos e setenta (970) doses da vacina AstraZeneca, do lote 4120Z005, no dia 25/01/21, ou seja, dentro da validade. Eram frascos de dez (10) doses, ou seja, com um frasco, seriam imunizadas dez (10) pessoas. Esse foi o terceiro lote recebido pelo município, sendo utilizado logo que chegou, bem antes da data de vencimento (14/04/2021).

Vale ressaltar que em Guarapari não há perda de vacinas, sendo assim, não tem como vacinar apenas cinco (05) pessoas, com um frasco de dez (10), pois sobrariam cinco (05) doses. Não tem como um frasco estar somente a metade dele vencido, logo, tal afirmativa da matéria não procede.

O município realiza o monitoramento das vacinas diariamente para que não ocorra esse tipo de situação e as vacinas são aplicadas rapidamente para não ter grande estoque e não haver perda.