Moradores no Sul do ES estão há duas semanas com problemas de falta de água

Moradores no Sul do ES estão há duas semanas com problemas de falta de água

Os moradores de Rio Novo do Sul enfrentam problemas de abastecimento de água há duas semanas. O problema teria começado no dia 8 de novembro e a cidade está passando por um revezamento no fornecimento. 

“Nós procuramos explicações da Cesan, mas não recebemos respostas. Estamos de mãos atadas”, desabafou um morador, que preferiu não ser identificado. 

De acordo com ele, uma obra foi iniciada nesta quinta-feira (18) para tentar solucionar o problema, mas ficou inacabada. Ele contou que uma equipe da empresa estourou parte da rede de esgoto da região durante a manutenção na rede de abastecimento de água.

“Por enquanto temos água, mas a partir das 14 horas o fornecimento é interrompido. O local da obra está fedendo devido a rede de esgoto que foi estourada”, disse.

Em nota, a Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) afirmou que o abastecimento em Rio Novo do Sul está sendo normalizado e que, no final da tarde desta quinta-feira (18), a equipe técnica da companhia identificou e corrigiu um vazamento de água não visível.

A empresa afirmou ainda que está fazendo o abastecimento complementar de água para os moradores com carros-pipa e que o atendimento continuará sendo feito até a normalização do fornecimento. A solicitação do serviço pode ser feita gratuitamente pelo telefone 115.

Moradores de Viana também relatam falta de água

Rio Novo do Sul não é o único município em que os moradores reclamam de problemas no abastecimento de água. Em Viana também há relatos.

Uma moradora do bairro Canaã contou que o fornecimento foi interrompido na região na tarde de quarta-feira (17). Segundo a mulher, ela tentou contato com a Cesan, mas não obteve resposta.

“Tenho uma filha de 7 anos e um pai idoso de 72 anos que estão sofrendo. Não tenho água para beber, para fazer a minha higiene e a da casa. Já ligamos para a Cesan e para a prefeitura e eles não têm respeito, jogam a responsabilidade um para o outro. Enquanto isso, não consigo lavar meus pratos e minhas roupas”, desabafou.