Bolsonaro internado: o que se sabe sobre o estado de saúde do presidente

Bolsonaro internado: o que se sabe sobre o estado de saúde do presidente

Na madrugada desta segunda-feira (3), o presidente Jair Bolsonaro (PL) foi internado no hospital Vila Nova Star, em São Paulo, após sentir dores abdominais. Segundo a equipe médica, liderada pelo doutor Antônio Luiz de Vasconcellos Macedo, o presidente tem uma suboclusão intestinal.

Em nota, a Secretaria Especial de Comunicação Social (SECOM) afirmou que Bolsonaro sentiu um “desconforto abdominal” e, ainda hoje, passará por exames. “A Secom informa, ainda, que o Presidente passa bem e que mais detalhes serão divulgados posteriormente, após atualização do boletim médico.”

O hospital Vila Nova Star, onde Bolsonaro está internado, também divulgou um boletim médico sobre o estado de saúde do presidente. Segundo a equipe média, Bolsonaro “deu entrada na unidade na madrugada desta segunda-feira, devido a um quadro de suboclusão intestinal”. Os médicos afirmam que Jair Bolsonaro está estável, em tratamento e será reavaliado ao longo na manhã pela equipe do Dr. Antônio Luiz de Vasconcellos Macedo.

Intoxicação alimentar

Segundo informações do colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo, o presidente Jair Bolsonaro teve uma intoxicação alimentar. O quadro teria sido agravado pelo histórico de Bolsonaro, que já passou por quatro cirurgias após o atentado em setembro de 2018, quando levou uma facada.

Nas redes sociais, Jair Bolsonaro afirmou que se sentiu mal após o almoço do último domingo (2).

O que é suboclusão intestinal

Segundo informações do Hospital Israelita Albert Einstein, a suboclusão intestinal trata-se de uma condição em que o material digerido é impedido de passar pelo intestino. A condição pode ser causada pela compressão do intestino por tecido fibroso – o que é comum anos após uma cirurgia abdominal.

Entre os sintomas estão:

  • Dor abdominal
  • Náuseas
  • Vômito
  • Incapacidade de liberar gases ou fezes

É importante evitar alimentou sólidos, o que explica o fato de o presidente estar com uma sonda, além de usar medicamentos para aliviar os sintomas. A depender do quadro, uma intervenção cirúrgica se faz necessária.

Estado de saúde do presidente

Bolsonaro chegou ao hospital na madrugada de segunda-feira e está com uma sonda nasogástrica após sentir dores abdominais. Serão realizados ao longo do dia para esclarecer se será necessário passar por uma cirurgia.

Segundo a Secom, o presidente está se sentindo bem. A equipe médica fala em situação “estável”.

Previsão de alta

No momento, o presidente Jair Bolsonaro não tem previsão de alta.