Quase metade dos presos não voltam da “saidinha de Natal”

Quase metade dos presos não voltam da “saidinha de Natal”

Para a surpresa de zero pessoa, 42% dos detentos que foram beneficiados com a “saidinha de Natal” no Rio de Janeiro não voltaram ao sistema penitenciário.

Dos 1.240 elementos que deixaram a cadeia para, supostamente, passar o Natal com a família, 522 não retornaram para a prisão. Entre os evadidos estão oito criminosos do Comando Vermelho, maior facção criminosa do Rio de Janeiro.

A chamada “saidinha de Natal” é um benefício concedido para condenados com bom comportamento. A medida é prevista na Lei de Execução Penal e beneficia presos em regime semiaberto ou que têm trabalho externo e que já tenham usufruído de pelo menos uma saída especial nos últimos 12 meses. O cumprimento de um sexto da pena é outra exigência para receber o benefício. 

Os presos evadidos deixaram a prisão no dia 24 de dezembro e deveriam ter retornado até às 22h do dia 30 de dezembro. O Tribunal de Justiça do Rio (TJRJ) informou que não foi “formalmente comunicado” pela Secretaria de Administração Penitenciária sobre o fato. Porém, afirmou que ao tomar conhecimento da notícia pela imprensa, o juiz da Vara de Execuções Penais já determinou que a secretaria encaminhe a relação dos presos que não retornaram para que possa determinar a recaptura.