Seguindo uma tendência nacional, Guarapari registra um dos maiores períodos sem homicídios em décadas. Desde a última morte deste tipo na cidade, já se passaram 75 dias e no ano apenas dois homicídios foram registrados.
Em 2021 foi registrada uma queda de 7% no número de mortes violentas no Brasil, ficando em 41,1 mil mortes, o menor número desde que começou a contagem deste crime em nível nacional, em 2007.
E Guarapari segue essa tendência. Este ano apenas dois homicídios foram cometidos na cidade, sendo que há 75 dias não se mata na cidade.
Em termos de comparação, neste mesmo período do ano passado já haviam sido registrados 14 Homicídios até o fim de março.
A ação rápida das Polícias Civil e Militar logo após esses crimes é uma das explicações e talvez a mais importante para a queda deste tipo de crime, como comentou o Major Lorencini, do setor de comunicação da PM de Guarapari.
“Um aspecto que colabora para essa diminuição acentuada é a rapidez na resposta das duas instituições policiais quando ocorre um crime de homicídio, aumentando cada vez mais a probabilidade de prisão do criminoso.
Outro aspecto é o trabalho em conjunto entre a PC e a PM. Na primeira semana do mês, reúnem-se a cúpula das duas instituições para tratar dos homicídios do mês anterior e outros crimes graves. Na reunião há um momento de explicar o que cada corporação esta realizando operacionalmente e delibera-se novas estratégias e operações conjuntas.
Essa eficácia das policias vem de, certa forma, ajudando a prevenir os homicídios, mostrando que não vale a pena atentar contra a vida de outra pessoa”, explicou o major.
Procuramos também o responsável pela Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa de Guarapari, delegado Franco Malino, mas ele estava em reunião e não pôde comentar a queda nos homicídios na cidade.