APK modificado do WhatsApp é muito popular pelos recursos que adiciona ao mensageiro, mas fere as diretrizes do app; saiba por que GB pode ter desaparecido do seu aparelho
O WhatsApp GB desapareceu do celular de alguns usuários dessa versão modificada do mensageiro, segundo foi apontado por internautas no Twitter nesta sexta-feira (8). Até o momento, ainda não há informações sobre o que pode ter causado a súbita exclusão do APK desses smartphones, mas é possível que esteja relacionada às ferramentas de proteção dos aparelhos – como antivírus, por exemplo – ou às próprias diretrizes do aplicativo oficial, já que o uso de versões modificadas fere as regras do WhatsApp.
Thank you for watching
O TechTudo entrou em contato com a Google, empresa dona do sistema Android e da Google Play Store, para entender se a exclusão pode, de alguma maneira, estar relacionada às ferramentas de proteção da loja de aplicativos – como, por exemplo, o Play Protect. Além disso, a reportagem também contatou a assessoria do WhatsApp para verificar se o súbito “sumiço” do app pode estar relacionado às diretrizes do mensageiro. Até o fechamento da matéria, as empresas não deram retorno.
WhatsApp GB desapareceu do seu celular? Sumiço afetou diversos usuários na tarde de hoje (8) — Foto: Reprodução/Getty Images
O WhatsApp GB é um dos mais populares clones do mensageiro e, por não ser um aplicativo oficial, só funciona em celulares Android. Essa versão é muito utilizada porque adiciona ao app recursos exclusivos que ainda não existem na versão original do WhatsApp – como, por exemplo, a possibilidade de remover o status “online” e de modificar as cores do aplicativo.
O uso desse tipo de APK, no entanto, fere as diretrizes do mensageiro da Meta e pode levar ao banimento definitivo da sua conta. Além disso, porque sua instalação é feita fora da Google Play Store, essa versão do app pode conter malwares. Entenda melhor o que é o WhatsApp GB e quais são os seus riscos e recursos aqui.