Novo lote com mais de 48 mil doses de vacina contra a covid-19 chega ao ES

O Espírito Santo recebeu na madrugada desta quarta-feira (3) mais uma remessa de vacinas. Foram entregues 48.200 doses da Coronavac para a Campanha de Vacinação contra a Covid-19.

Parte dessa nova remessa (30,5%) será direcionada para idosos de 80 a 84 anos que ainda não foram vacinados, o que vai permitir a cobertura de 80,5% de pessoas dessa faixa etária. O restante será direcionado para a aplicação da segunda dose dos idosos acima de 90 anos.

Público da primeira fase de vacinação

O Ministério da Saúde definiu como público prioritário da primeira fase da Campanha de Vacinação trabalhadores da saúde; pessoas maiores de 60 anos residentes em instituições de longa permanência; pessoas maiores de 18 anos com deficiência residentes em Residências Inclusivas; indígenas aldeados; e idosos acima dos 75 anos.

Devido ao cenário de escassez de vacinas no Brasil, o Estado pactuou com os municípios medidas por meio da Comissão Intergestores Bipartite, visando a garantir a vacinação de forma ordenada aos trabalhadores da saúde e aos idosos, com resoluções de escalonamento dos grupos até a sua totalidade. 

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (2) o Projeto de Lei 534/21, do Senado Federal, que autoriza estados, municípios e setor privado a comprarem vacinas contra a covid-19 com registro ou autorização temporária de uso no Brasil. A matéria será enviada à sanção presidencial.

No momento, o Estado apresenta 81% da população de trabalhadores da saúde imunizada e antecipou, desde o último dia 17 de fevereiro, a vacinação de idosos de 85 a 89 anos. Em relação aos idosos, a orientação aos municípios é, de acordo com a Resolução CIB Nº013, ao atingir 90% da imunização de um grupo, ampliar a vacinação para o grupo seguinte, em conformidade com os cenários de disponibilidade da vacina.