Médico desabafa sobre fala de leitos de UTI em hospital do ES

A pandemia de covid-19 se agrava, a cada dia, em vários estados, que registram colapsos em hospitais públicos e particulares. No Espírito Santo, o novo Mapa de Risco divulgado na sexta-feira (12), não classificou nenhuma cidade em risco baixo para a doença. São 17 municípios em risco alto de transmissão para o novo coronavírus. Outras 61 cidades foram classificadas no risco moderado. 

Entre elas, Linhares no norte do Estado. Nas vésperas de novas medidas de restrição começarem a valer, um vídeo feito na cidade pelo médico Fernando Aché trouxe, ainda mais, preocupação e viralizou nas redes sociais. O infectologista, que atua na linha de frente de combate ao novo coronavírus no Hospital Geral de Linhares (HGL), afirmou que o hospital não possui mais leitos de UTI para tratamento de covid-19. 

Em nota, a Secretaria de Saúde de Linhares informou que o município busca com o Governo do Estado abertura de 12 novos leitos de UTI, passando dos atuais 20 para 32 leitos. 

O município ressaltou, ainda, que neste momento, os leitos de UTI estão 80% ocupados. Diante disso, o hospital não receberá mais pacientes via Regulação de Vagas do Estado, pois será dada prioridade aos pacientes que chegam via Pronto Socorro, por meio de demanda espontânea, independente de qual seja o município do paciente.