Policial da abordagem em Guarapari é solto, mas ficará afastado da função

Policial da abordagem em Guarapari é solto, mas ficará afastado da função

Apesar de ter sido solto durante audiência de custódia realizada nesta segunda (05), o policial civil Onésimo Ferraz de Almeida deverá ficar afastado da função até posterior análise judicial. A decisão foi da magistrada Raquel de Almeida Valinho.

Ele, que estava de folga, é um dos dois envolvidos na abordagem que terminou com dois homens feridos e o carro de uma família baleado, na noite deste sábado (03), no bairro Itapebussu, em Guarapari.

Em decisão da juíza Raquel de Almeida Valinho, foi considerado que Onésimo não oferece riscos à sociedade, não sendo cabível a conversão da prisão em preventiva. Apesar disso, houve a substituição da prisão por medidas cautelares, entre elas o afastamento da função, e cobrança de fiança no valor de R$ 5 mil. Confira as medidas:

a) proibição de sair da Comarca onde reside sem prévia autorização do Juiz;
b) comparecimento a todos os atos do processo, devendo manter endereço atualizado;
c) proibição de frequentar bares, boates, prostíbulos e assemelhados;
d) recolhimento domiciliar de 20h às 6h;
e) comparecer em 20 dias a contar desta data ao juízo ao qual o presente Auto de Prisão em Flagrante será distribuído, com cópia de comprovante de residência, RG, CPF, CTPS e título de eleitor;
f) afastamento da função de policial civil até posterior analise pelo juízo natural, conforme requerido pelo IRMP;
g) fiança, que arbitro no valor de R$5.000,00 (cinco mil reais).

Quanto a um dos suspeitos parados na abordagem e ferido pelo policial, um rapaz de 22 anos, que chegou a ser levado para a Unidade de Pronto-atendimento (UPA) de Guarapari, este teve a prisão convertida em preventiva. Os argumentos considerados pela juíza levam em consideração que o rapaz conta com diversos registros criminais. Confira trecho da decisão:

“Ele ostenta guia de execução criminal e já passou por audiência de custódia uma vez, demonstrando que se posto em liberdade poderá voltar a cometer atos da mesma natureza, intimidar testemunhas e se evadir do distrito de culpa, estando evidente, em cognição sumária, o periculum libertatis no caso concreto. Ante o exposto, CONVERTO A PRISÃO EM FLAGRANTE EM PREVENTIVA do autuado”, diz o documento.

Entenda

Uma abordagem feita por dois policiais civis que estavam de folga terminou com dois homens feridos e o carro de uma família baleado, na noite deste sábado (03), no bairro Itapebussu, em Guarapari.

De acordo com apuração da TV Vitória, os policiais, por algum motivo desconhecido, fizeram a abordagem da dupla de homens. Um deles acabou ferido por um tiro e o outro ficou com um ferimento no rosto.

Um dos suspeitos feridos, de 22 anos, teve ferimentos na face e foi levado para a Unidade de Pronto-atendimento (UPA) de Guarapari. Em seguida, foi encaminhado à delegacia. Segundo o boletim de ocorrência, com ele foi encontrada uma bolsa com drogas e dinheiro. De acordo com informações da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), ele já contava com passagem pelo crime de furto.

O outro ferido é um menor de 16 anos, atingido por um disparo de arma de fogo. Ele foi socorrido para um hospital de Vila Velha e permanecia internado até última informação.

Em sequência, quase que ao mesmo tempo da primeira abordagem, passava um veículo preto no local, que acabou sendo alvo de disparo pelos agentes da Polícia Civil. Os ocupantes do carro baleado, uma família, então saíram do automóvel sem saber o que fazer, quando então chamaram a polícia.

Um vídeo gravado por uma testemunha dos fatos mostra o momento após o tiro que acertou o carro. Um dos policiais, que aparece usando uma camisa laranja, chuta um dos feridos. Mais veículos passaram na região e os policiais começaram a pedir que parassem, gritando que são da polícia.

Os policiais estavam em um carro vermelho e consta no boletim de ocorrência da Polícia Militar que os agentes estavam com sinais característicos de embriaguez.