Polícia recupera aparelhos celulares roubados em Guarapari e detém 20 pessoas

Polícia recupera aparelhos celulares roubados em Guarapari e detém 20 pessoas

A Polícia Civil recuperou mais de 300 celulares roubados entre terça (25) e quarta-feira (26) durante a Operação Sinal II, que aconteceu na Grande Vitória. Durante a ação, 20 pessoas foram detidas e levadas às delegacias.

Entre os detidos durante a operação, estão indivíduos que compraram os aparelhos roubados e comerciantes que estavam vendendo os celulares.

Ao todo, foram apreendidos 302 celulares. A maior quantidade de aparelhos foi apreendida em Vila Velha (169), seguida de Guarapari (112), Cariacica (14), Vitória (5) e Serra (2).

Segundo o delegado titular da Delegacia Regional de Vila Velha, Marcelo Nolasco, a investigação já monitorava um suspeito especialista em desbloqueio de celulares roubados.

“A gente já estava monitorando uma pessoa, que é especialista em desbloqueio de telefone; em especial, dos modelos iPhones. Com essa pessoa nós apreendemos vários pen-drives, pois cada um é específico para o desbloqueio de um tipo de aparelho, um notebook da Apple, e mais um tablet. Vimos que essa pessoa trabalha com isso, ela favorece o crime, desbloqueando celulares”, disse o delegado.

Aparelhos e equipamentos apreendidos durante a Operação Sinal II — Foto: Polícia Civil/Divulgação

Aparelhos e equipamentos apreendidos durante a Operação Sinal II — Foto: Polícia Civil/Divulgação

O delegado Guilherme Eugênio, titular da delegacia Especializada de Investigações Criminais (Deic) de Guarapari, explicou ainda como os criminosos enganam as vítimas para desbloquear o aparelho do modelo iOS.

Mensagem enviada pelo receptador para conseguir os dados da vítima — Foto: Polícia Civil/Divulgação

Mensagem enviada pelo receptador para conseguir os dados da vítima — Foto: Polícia Civil/Divulgação

Devolução aos donos

De acordo com a Polícia Civil, a corporação agora trabalha para devolver os celulares aos donos dos aparelhos.

O delegado-geral da Polícia Civil, José Darcy Arruda, orientou que as vítimas de furto e roubo de celulares registrem um boletim de ocorrência no site da corporação ou em uma delegacia, e pediu que essas pessoas entrem em contato com a operadora do telefone para informarem sobre o crime.

“Quem ainda não fez o boletim de ocorrência, pode fazer. Se tiver alguma identificação do aparelho, como nota fiscal e número de e-mail, pode realizar o boletim on-line, que vai ser analisado e o aparelho devolvido”, disse.

O delegado explicou ainda que pelo número do IMEI (identificação do celular), é possível saber se há algum registro de impedimento no aparelho que a pessoa possui ou pretende comprar.

“Esse número de identificação está exposto na caixa do celular ou em um adesivo que fica por trás da bateria. Com o número em mãos, basta acessar o site da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e registrar o furto ou roubo”, disse.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *