Após denúncia, cerca de 227 quilos de carne foram descartados no Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Piúma, no Litoral Sul do Espírito Santo, na manhã desta quinta-feira (3). Segundo a prefeitura, os alimentos foram inutilizados após orientações da Vigilância Sanitária Estadual.
Um vídeo mostra homens retirando de uma caçamba vários sacos de carne congelada e despejando o material em um caminhão de lixo.
À reportagem da Rede Gazeta, o presidente da Câmara de Vereadores, José Carlos Araújo (PSDB), disse que a inspeção da vigilância aconteceu após uma denúncia dele ao órgão.
“Havia irregularidades no armazenamento das carnes, como a falta de identificações e algumas guardadas nos freezeres em caixas de papelão. No mês passado comuniquei à vigilância sobre o aparecimento de baratas na cozinha após uma dedetização feita de forma irregular”, disse.
O vereador, que é técnico em enfermagem da unidade, disse ainda que pretende protocolar nesta sexta-feira (4) o pedido de abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar denúncias relacionadas ao caso no hospital.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/S/Y/YQdJe0RVAaFQ5b6ByEfw/es1-reg-pgm-novembro-04-11-carne.mov-snapshot-01.50.307.jpg)
Após denúncia, mais de 200 kg de carne imprópria ao consumo vão para o lixo em hospital do ES — Foto: Reprodução TV Gazeta
O que diz a prefeitura
Por telefone, a assessoria de comunicação do município, responsável pelo hospital, informou à reportagem que o material foi descartado e a área da cozinha isolada por conta de irregularidades encontradas pela Vigilância Sanitária Estadual, mas não explicou quais foram os problemas identificados no local.
Por nota, a Secretaria de Saúde de Piúma comunicou que está seguindo e executando todas as orientações da Vigilância Sanitária Estadual com relação às adequações necessárias para o bom funcionamento da cozinha do Hospital Nossa Senhora da Conceição.
“Este trabalho vem sendo executado com transparência e responsabilidade, dentro das normas e legislações vigentes.
Na manhã desta quinta-feira (3), foram descartados cerca de duzentos e vinte sete quilos de carne. O descarte foi feito corretamente, seguindo a orientação da Vigilância Sanitária que acompanhou o ato. Tal ação foi necessária devido às ações realizadas para isolamento da área da cozinha”, disse a pasta em nota.
Secretaria Estadual de Saúde
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) disse, por meio da ação da Vigilância Sanitária da Superintendência Regional Sul de Saúde de Cachoeiro de Itapemirim, que autuou o hospital de Piúma com auto de infração e termo de inutilização da carne nesta quinta-feira (3).
“A ação, em atendimento a uma denúncia, ocorreu em virtude de uma série de fatores que contrariam as boas práticas de armazenagem e fabricação de alimentos”, explicou a secretaria.
A Sesa esclareceu ainda que as carnes contidas no freezer foram consideradas impróprias, seguindo as recomendações das normativas vigentes.