Anvisa autoriza venda de remédio nas farmácias para tratar covid-19 em casa

Anvisa autoriza venda de remédio nas farmácias para tratar covid-19 em casa

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta segunda-feira (21) a venda em farmácias do primeiro medicamento aprovado no Brasil para o tratamento doméstico da covid-19.

Desde março deste ano que o Paxlovid (nirmatrelvir + ritonavir) desenvolvido pela Pfizer teve o uso emergencial aprovado no país. Ele é indicado para pacientes adultos que correm o risco de evoluir para quadros mais graves da doença e não precisem de oxigênio suplementar.

Estudos apontaram que a droga reduziu em até 89% o risco de internações. Para que o tratamento seja efetivo, o paciente deverá tomar dois comprimidos, duas vezes ao dia, durante cinco dias.

Venda está sujeita `a prescrição médica

A venda do remédio está condicionada à prescrição médica e a indicação é para que o tratamento comece imediatamente após o resultado positivo para covid-19 e em até cinco dias depois dos primeiros dos sintomas. 

A relatora do processo na Anvisa, a diretora Meiruze Freitas, destacou em seu voto a importância de oferecer o medicamento na rede privada, já que não há incorporação integral dele no SUS.

O Paxlovid só é disponibilizado na rede pública para os pacientes imunocomprometidos acima de 18 anos ou em pacientes a partir de 65 anos. 

Circulação de novas subvariantes no Brasil

Ainda em seu voto, Meiruze destacou o aumento considerável do número de casos de covid-19 vivido pelo país diante da constatação da circulação das novas subvariantes da Ômicron: BA.5.3.1, BQ.1 e BE.9.

Segundo a relatora, em apenas cindo dias (entre 6 e 11 de novembro) as secretarias de Estado da Saúde notificaram 57.825 casos e 314 óbitos por covid-19 ao Ministério da Saúde, “representando um aumento de 120% em relação à média móvel da semana anterior”, aponta.

Além disso, Meiruze destacou que o fato de haver um medicamento disponível não reduz a necessidade de estar com o esquema vacinal completo, uma vez que trata-se da melhor forma de evitar o agravamento de quadros de covid-19.

Preço do medicamento ainda não foi divulgado

Ainda não há informações sobre o preço de venda do Paxlovid. Cabe à CMED Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED) fazer essa definição.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *