Construção de novo condomínio ameaça área de preservação em Guarapari

Construção de novo condomínio ameaça área de preservação em Guarapari

Projeto do empreendimento prevê 76 unidades habitacionais no Morro de Guaibura, na Enseada Azul

A prefeitura de Guarapari realizará audiência pública no próximo dia 25 para debater a construção de um condomínio de alto padrão no Morro de Guaibura, na Enseada Azul. Entre os pontos em discussão, está a possibilidade de o local, que se trata de uma área de preservação ambiental, comportar a chegada de 76 residências, compreendidas em seis torres com dois e três pavimentos.

Espaço para reprodução de aves migratórias, moradia de lagartos e saguis, com a presença de um pequeno manguezal, além de outras espécies da fauna e da flora tipicamente de restinga, o morro faz parte da paisagem da praia de Guaibura e há décadas sofre com a especulação imobiliária.

No entanto, com a mudança no zoneamento territorial pela prefeitura em 2016, o Morro de Guaibura deixou de ser uma zona especial, com a proibição de construções, para uma zona de interesse turístico, permitindo que determinados empreendimentos sejam estabelecidos na região.

O que assusta a comunidade é a previsão de novos habitantes na vila de pescadores de Guaibura, que atualmente abriga menos de 150 moradores fixos.

No Estudo de Impacto de Vizinhança apresentado, se prevê a chegada de aproximadamente 530 pessoas, entre proprietários e trabalhadores. Algo impensável para a atual estrutura do bairro, incluindo rede de água e de esgoto, via pública, policiamento, entre outros fatores. Por outro lado, está explícito no documento que haverá supressão de vegetação e, caso seja necessário, a explosão de rochas.

Documentos emitidos pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema), nos anos de 2005 e 2007, atestam que o terreno, localizado em um costão rochoso, não tem condições de receber um empreendimento imobiliário, já que a possibilidade de haver descarte de esgoto no mar é grande.

Serviço

Audiência Pública para apresentação de Estudo de Impacto de Vizinhança do empreendimento Condomínio Residencial Guaibura

Local: Restaurante do César – Rua Lúcio Rocha de Almeida, nº 7

Data: 25 de novembro, 18h

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *