Símbolo nazista estava em roupa de atirador que causou mortes em escolas de Aracruz

Símbolo nazista estava em roupa de atirador que causou mortes em escolas de Aracruz

O autor de atentado com arma de fogo em duas escolas de Aracruz, ainda não identificado, usava símbolos que remetem ao neonazismo durante o ataque. A informação foi confirmada pela polícia durante coletiva de imprensa nesta sexta-feira (25). O atirador utilizava uma braçadeira com uma suástica e uma máscara de caveira, ou “skull mask”, item muitas vezes associados a grupos neonazistas europeus e norte-americanos.

A tragédia aconteceu em dois locais: na Escola da Rede Estadual Primo Bitti e no Centro Educacional Praia de Coqueiral (CEPC), ambas no bairro Coqueiral de Aracruz, na manhã desta sexta-feira (25), por volta das 9h50, de acordo com câmeras de segurança da primeira escola.

Durante o primeiro ataque, duas professoras foram mortas e 11 pessoas feridas, no segundo, uma aluna morreu e duas pessoas foram feridas. A ação no segundo colégio teria durado cerca de um minuto.

O atentado foi descrito pelo prefeito de Aracruz, Dr. Coutinho, como a maior tragédia que o município já viu. “É a maior tragédia que nossa cidade já viu; a cidade toda está chocada. Na escola estadual, todas as vítimas são professores. Uma tristeza. Já estamos recebendo reforços na segurança, as aulas ficam suspensas até segunda-feira”, disse.

O suspeito já foi detido. Os feridos foram encaminhados para hospitais de Vitória. O helicóptero de Notaer foi acionado para ajudar no atendimento.

Atuação de grupos extremistas no Brasil

Grupos violentos e extremistas não são novidade no Brasil. Segundo levantamento da antropóloga Adriana Dias, atualmente, no país, existem cerca de 530 células neonazistas em atividade.

Segundo a pesquisadora, os grupos agem majoritariamente pela internet e trazem semelhanças entre si como o masculinismo, que é o ódio ao feminino e ao movimento feminista, além de traços intrínsecos do movimento nazista como o ódio a minorias como negros, judeus e a comunidade LGBTQIA+.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *