Obra de engordamento da praia de Meaípe vira atração turística

Obra de engordamento da praia de Meaípe vira atração turística

A fase do engordamento da faixa de areia na praia de Meaípe começou este mês em Guarapari, na Grande Vitória. O local sofre com a erosão da rodovia e do calçadão à beira mar há anos e piorou desde 2016. Além de asfalto cedendo, carros também chegaram a cair dentro do mar.

O processo deve ampliar em 40 metros a faixa de areia da praia. O engordamento da orla é feito com uma draga que retira a areia do fundo do mar e, por meio de um extenso sistema de dutos, despejar na costa.

A obra também conta com a construção de dois píeres, chamados de quebra mar. Além de ser mais um ponto da paisagem para moradores e turistas, servem para impedir a chegada de ondas maiores até a beira da praia.

Também foi realizada a recuperação de parte da rodovia ES060, que fica às margens da praia e foi prejudicada por causa das erosões.

A obra tem um custo inicial de R$67 milhões de reais. O governador Renato Casagrande (PSB) visitou as obras, que começaram em dezembro de 2022, nesta quinta-feira.

O governador reafirmou que a previsão é de que todo trabalho fique pronto até o verão de 2023, no final do ano.

“O prazo contratual é até um pouquinho depois do meio do ano, então nós vamos entregar essa obra no segundo semestre. Pode ser que a gente tenha que fazer algum aditivo de alguns meses, dois três meses, na obra, mas vamos entregar no segundo semestre, no meio do segundo semestre, com uma obra pronta. E o verão de 2023 será um verão com Meaípe com muito mais alegria e muito mais atividade”, disse o governador.

Comerciantes da região, que sofrem há anos com o os prejuízos da diminuição de turistas na região, disseram acreditar que a obra pode reaquecer a economia local.

“Eu acho que é um ganho para todo mundo né. Todos os lados: moradores, turistas, comerciantes. Dá pra ver o tamanho da praia que vai ficar, e continuar também que termine pra gente poder usufruir. Porque começar, começou, vamos ver se vai terminar no prazo que eles deram de oito meses pra gente poder aproveitar o verão”, disse o empresário que tem um restaurante que fica de frente para o mar.

“É um sonho, porque Meaípe é encantador, Meaípe pra mim é um paraíso, não é só pra mim, mas pra todo mundo que frequenta aqui. Então ter a praia de volta é muito bom, para todos os comerciantes”, contou a dona de restaurante Rosa Campos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *