As mãos enrugadas seguram o lápis com destreza, assim como a atenção que dá para cada letra ou sílaba diferente que lhe é apresentada. Assim tem sido os dias da aposentada Thereza Queiros, de 85 anos, que após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC) decidiu realizar um sonho de infância: aprender a ler e escrever. Para realizá-lo, a moradora de Linhares, no Norte do Espírito Santo, conta com a ajuda da própria filha, a professora Penha Queiros, de 55 anos.
De acordo com a filha, Thereza sofreu o AVC no início de 2023 e teve sequelas na fala. Foi neste momento que a ideia de realizar o sonho da mãe começou a se tornar realidade.
Após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC) no início de 2023, Thereza Queiros decidiu realizar um sonho que foi impedido na infância e adolescência, ler e escrever. — Foto: Reprodução/TV Gazeta
“Eu tô aprendendo… Tô pensando. Tô conseguindo. Eu vou conseguir, sim”, disse dona Thereza.
Penha lecionou por 28 anos e se aposentou como professora. Agora, com o compromisso de ensinar a própria mãe, ela disse que tem sido um momento inspirador estar mais próxima dela.
Professora aposentada, a própria filha ensina dona Thereza a ler e escrever no Norte do ES — Foto: Reprodução/TV Gazeta
“A vida é movimento e eu não queria ficar parada. Eu fiz muito trabalho social pra fora e eu queria fazer alguma coisa dentro da minha família. Fazer isso pela minha mãe é só agradecimento”, disse.
A professora aposentada disse ainda que é satisfatório ver a mãe aprender a ler e escrever já com 85 anos.
“Eu me emociono a cada letrinha que ela aprende, cada palavra inteira que ela consegue pronunciar”, disse.
Impedida de estudar
Dona Thereza faz aulas de alfabetização com a própria filha para aprender a ler e escrever — Foto: Reprodução/TV Gazeta
Dona Thereza é mãe de 11 filhos e, segundo as filhas, casou-se ainda na adolescente. De acordo com a filha, ela não teve oportunidade de estudar na infância e na adolescência.
“Num tempo da vida dela, depois de casada, ela teve uma professora excelente à noite. Só que, com o tempo, papai era muito ciumento e tirou ela da escola. Ela hoje está tentando, é muito inteligente, e tem a letra linda”, explicou ainda.
Além das aulas de alfabetização, Dona Thereza ainda aproveita as aulas da filha para colorir.
“Mamãe é muito criativa e isso para ela é terapia. Ela é caprichosa”, comentou.
Também filho de dona Thereza, Lander Queiros disse que sente orgulho da mãe querer aprender.
“É muito gratificante porque é uma coisa que ela sempre quis, e agora ver os olhos dela brilhar é muito bom!”, comentou.